Chega hoje aos escaparates das livrarias nacionais, com a chancela da ASA, aquela que é talvez a edição (ou reedição) mais inexplicável do ano: «O Raio U». Trata-se de uma história fechada, datada, assinada por Edgar P. Jacobs, já anteriormente por cá publicada em álbum por três diferentes editoras (Livraria Bertrand [1978], Meribérica [2002] e Ed. Público/ASA [2009]), e apesar da antiguidade destas edições, é um álbum que ainda se encontra com uma relativa facilidade no mercado, nomeadamente o da colecção ASA/Público.
Trata-se do primeiro trabalho de Jacobs, publicado originalmente em 1943, na então revista “Bravo”. Uma aventura única de ficção-cientifica, inspirada pelos seus trabalhos anteriores nas aventuras de Flash Gordon. É aqui que Jacobs ensaia o que serão as futuras "Aventuras de Blake e Mortimer".
Para além de uma narrativa aventurosa, facilmente encontramos algumas semelhanças nas personagens principais, na dupla Lorde Calder / Prof. Marduk com a dupla Capitão Francis Blake / Prof. Philip Mortimer. E eu até desconfio que o agente Dagon é na verdade Olrik.
Sem comentários:
Enviar um comentário