Barra Acesso Rápido

21 janeiro, 2021

Colecção RIO: Vol. 4 - Salve-se quem puder

Chega hoje ao fim, com a distribuição em banca do quarto e último volume, a colecção «RIO». Devo dizer que foi uma das belas surpresas da ASA no ano passado. Uma série que eu não conhecia, não esperava e que se veio a revelar uma das minhas escolhas para as melhores leituras de 2020.

«RIO» é uma excelente história de sobrevivência nas favelas do Rio de Janeiro magnificamente ilustrada. Acompanhamos uma profusão de personagens numa favela onde conseguimos respirar todo aquele ambiente submergido em toda aquela cultura brasileira de rua (graças ao excelente trabalho documental do desenhador Corentin Rouge). A narrativa traz-nos uma constante de violência fruto de uma realidade conhecida, da vida dos meninos de rua, do tráfico, dos gangues, da violência, da corrupção, da influência das ONGs, da ausência do Estado. Uma mistura explosiva que torna impossível ao leitor fazer qualquer antecipação. 

De leitura recomendada. 

SALVE-SE QUEM PUDER
Rio de Janeiro – Uma cidade onde a vida é uma luta!
Um jornalista fortemente escoltado sobe a escadaria da favela Beija-Flor para entrevistar o chefe local, que não é senão… Rúben! Com efeito, o jovem tornou-se popular ao criar mercados de alimentação e de medicamentos a preço reduzido para os desfavorecidos. Desde então é o líder de uma comunidade quase independente, para a qual mandou construir uma clínica gratuita e várias escolas, e estabeleceu um imposto baseado na redistribuição em massa dos lucros. Um verdadeiro êxito, que todavia não é tolerado à margem do sistema… O governo sente que vai progressivamente perdendo o controlo e prepara então uma verdadeira guerra de pacificação com o objectivo de se reapropriar das favelas. Beija-Flor servirá de exemplo.
 
 
 
 
Ficha técnica:
SALVE-SE QUEM PUDER
Colecção «RIO» - Volume 4 (de 4)
Argumento de Louise Garcia e Corentin, desenhos de Corentin Rouge
Capa dura, cores, 80 pags.
PVP: € 10,90
Editora ASA
 

Sem comentários:

Enviar um comentário