Barra Acesso Rápido

25 agosto, 2021

Lançamento ALA DOS LIVROS: Wild West, vol. 1 - Calamity Jane

No inicio deste ano tinha aqui escrito que estava com sensação que 2021 seria um bom ano de edição de westerns em Portugal. E a verdade é que tem sido. Das principais editoras nacionais de franco-belga, só a ASA é que (ainda) se encontra em falta. A Seita, a Arte de Autor, a Gradiva e a Ala dos Livros (que repete agora o contributo com este lançamento) já cumpriram.  E para quem, como eu, que adora o género, e sobretudo em séries de qualidade, isto é um regalo de leitura.
 
«Wild West» escrita por Thierry Gloris e desenhada por Jacques Lamontagne, é a nova serie que se apresenta agora neste primeiro volume. Em França já foram editados dois álbuns, e por cá a ALA DOS LIVROS diz que já está a trabalhar no segundo. A premissa da colecção é apresentar a vida de figuras que ficaram conhecidas no Oeste Selvagem americano. Dando primazia às senhoras, Calamity Jane é a primeira das lendas retratadas.
 
CALAMITY JANE
Após a Guerra Civil, o movimento em direcção ao Oeste era imparável. Para alguns, o vasto território era sinónimo de riqueza e novas oportunidades. A linha férrea, em construção, significava novas oportunidades e enriquecia muitos. Mas nem todos os que se aventuravam na travessia do vasto continente americano conseguiam chegar ao seu destino. Num bordel em Omaha, Martha tem 16 anos e está suficientemente desesperada para se tornar prostituta. É então que conhece o caçador de recompensas Wild Bill Hickok, que lhe revela uma verdade simples: o Velho Oeste não é lugar para quem tem um coração mole. Mas em contrapartida, a liberdade está ao alcance de todos. Basta um colt, alguns cartuchos e vontade de usá-los. Com isso, até uma donzela aparentemente frágil se pode libertar das garras de um proxeneta corpulento. E assim começa a incrível história de Martha Cannary, que viria a ficar conhecida como Calamity Jane, uma das grandes lendas do Velho Oeste.
 
 
 
Ficha técnica:
WILD WEST, vol. 1 - Calamity Jane
Argumento de Thierry Gloris e desenho de Jacques Lamontagne
Capa dura, 235 x 310 mm, cores, 56 páginas 
PVP: € 14,90
Edição ALA DOS LIVROS

1 comentário: