Talvez das mais belas formas de contar uma história em banda desenhada seja apresentar uma narrativa sem qualquer legenda, apenas suportada na beleza e expressividade da linguagem visual. Uma história muda onde o desenho vale mais que mil palavras. É esta a proposta de leitura que os autores Diogo Campos e Hugo Teixeira nos propõem em PÁSSARO, um novo álbum editado agora pela ALA DOS LIVROS.
Depois de ter lido uma história inspirada num conto japonês do autor Nankichi Niimi, belissimamente ilustrada por uma aguarela, Diogo Campos decidiu guardar o recorte da publicação com a ideia de poder vir a utilizá-la como base de inspiração para uma história a desenvolver no futuro.
Essa oportunidade viria a surgir meses mais tarde, dando lugar a uma história de quatro pranchas, as quais provaram ser manifestamente insuficientes para narrar a história com clareza.
Colhendo alguns conselhos de outros autores e argumentistas nacionais, Diogo Campos foi trabalhando na história ao longo do tempo até a partilhar com o desenhador Hugo Teixeira.
O resultado deste encontro está no livro que agora se apresenta: uma história muda, entre o conto de Niimi e o conto A Vendedora de Fósforos, de Andersen, apresentado num álbum de 48 páginas, sem legendas, em que a leitura é sobretudo visual. E, na última página, o leitor deparar-se-á com um desafio, no qual poderá ou não querer embarcar…
Ficha técnica:
PÁSSARO
De Diogo Campos e Hugo Teixeira
Capa dura, 210x270, p/b, 48 páginas.
ISBN: 978-989-9108-06-6
PVP: € 14,90
Edição ALA DOS LIVROS
Sem comentários:
Enviar um comentário