A TEMAS E DEBATES, uma chancela editorial do Grupo Bertrand, acaba de fazer chegar às livrarias, a adaptação gráfica do best-seller do economista francês Thomas Piketty, CAPITAL E IDEOLOGIA. Agora numa versão acessível sob a forma de banda desenhada, este volume encontra-se enriquecido com gráficos, diagramas, dados estatísticos globais e glossário, que aproxima todos os públicos da importantíssima investigação histórica de um dos economistas mais influentes da nossa era.
Da Revolução Francesa ao eclodir da Primeira Guerra Mundial, da Grande Depressão ao final dos Trinta Gloriosos, da queda do Muro de Berlim à pandemia da COVID-19, os personagens desta história, arquétipos sociais que nos ajudam a compreender o impacto dos fenómenos, que vão alterando a conjuntura mundial.
Paris, 23 de fevereiro de 1901.
Jules, um rico e privilegiado proprietário numa sociedade hiper-desigualitária, toma o pequeno-almoço enquanto lê o Le Figaro. Subitamente, o título de uma notícia espoleta a sua indignação (mas não o suficiente que o faça perder o apetite): avizinha-se um novo projeto de imposto sobre o rendimento.
Não se trata de algo novo. Desde 1894 (com a exceção de Raymond Poincaré) que todos os ministros das Finanças franceses apresentam um projeto de imposto sobre o rendimento. Todavia, o protesto de Jules neste dia 23 de fevereiro de 1901 será o ponto de partida para uma impressionante e didática viagem que, tomando como matriz a árvore genealógica do nosso protagonista, acompanhará oito gerações enquanto o mundo acontece.
Ficha técnica:
Capital e Ideologia segundo o livro de Thomas Piketty
De Claire Alet e Benjamin Adam
Capa mole, formato 19x25,5 cm, 176 páginas.
ISBN: 9789896447878
PVP: € 20,90
Edição TEMAS E DEBATES
Sem comentários:
Enviar um comentário