Para uns será uma novidade para outros mais do mesmo mas numa nova apresentação.
A Mafalda, a incorrigível criança de lógica assertiva e corrosiva que não gosta de sopa, criação imortal do argentino Quino, regressa de novo aos escaparates das livrarias nacionais, depois da edição no ano passado de uma seleção das suas melhores tiras reunida na obra O Indispensável da Mafalda (Iguana).
É verdade que já se publicou por cá tudo da Mafalda, ou melhor Toda a Mafalda, mas não é menos verdade que há obras intemporais e que devem estar sempre disponíveis para novos leitores, e deve ser esta a lógica subjacente à edição agora de MAFALDA - FEMININO SINGULAR, com a chancela da IGUANA.
A Mafalda, a irreverente menina que encantou gerações com a sua visão bem-humorada do mundo em que vivemos, é uma das mais ilustres feministas do nosso tempo. As tiras reunidas neste volume dão bem conta do caráter feminista desta criança que, aos seis anos, questiona o papel da mulher no mundo, e que não está disposta a tornar-se uma dona de casa de classe média dedicada às tarefas domésticas.
Sessenta anos após a sua criação, e com a luta pelos direitos das mulheres mais do que nunca no centro das atenções, a leitura que a Mafalda faz do mundo mantém-se extremamente atual. As vinhetas do genial Quino assumem hoje uma força extraordinária e ajudam-nos a tomar consciência do caminho percorrido e a percorrer para alcançar a igualdade entre homens e mulheres.
Para quem gosta da arrumação temática, temos agora todas as tiras feministas da Mafalda reunidas num só livro.
O unico acerto da editora.
ResponderEliminar@Optimus Primal Errado. Seria acertado se tivessem lançado a obra integral da personagem em vez de volumezinhos alinhados com a distorcida agenda política da editora. Enfim…
ResponderEliminar