Chegaram este mês às livrarias mais dois volumes da colecção de clássicos da literatura portuguesa em banda desenhada da editora LEVOIR. Alexandre Herculano e Eça de Queiroz são desta vez os autores escolhidos, com as obras A Dama Pé-de-Cabra e O Crime do Padre Amaro, respectivamente.
A DAMA PÉ-DE-CABRA é uma fascinante e misteriosa lenda do folclore nacional, que foi transmitida oralmente desde o século XI, tendo sido passada a escrito pela primeira vez no Livro de Linhagens, do Conde D. Pedro, sendo compilada por Alexandre Herculano, em 1851 no seu livro Lendas e Narrativas, tornando-se essa a versão mais popular.
Conta lenda que um nobre senhor da Biscaia, durante uma caçada, encontra uma mulher de beleza estonteante cantando sob uma pedra. Encantado, oferece-lhe o coração, terras e vassalos, mas ela impõe uma condição peculiar para o casamento: ele nunca mais deveria se benzer.
O nobre aceita e eles vivem em harmonia por muitos anos, até que um incidente perturbador revela a verdadeira natureza da dama: ela possui pés-de-cabra. A lenda atinge seu clímax quando, após um jantar opulento, um ato de violência entre animais leva o nobre a se benzer involuntariamente, desencadeando a transformação da dama em uma criatura demoníaca que desaparece com sua filha, deixando o nobre em desespero e remorso.
A adaptação para banda desenhada é da responsabilidade, no argumento e no desenho, de Manuel Morgado.
Ficha técnica:
A Dama Pé de Cabra
Clássicos da Literatura Portuguesa em BD - volume 7
De Alexandre Herculano numa adaptação de Manuel Morgado
Capa dura, formato 21x28, cores, 64 págs.
ISBN: 9789896829391
PVP: € 15,90
Edição LEVOIR
A segunda novidade, O CRIME DO PADRE AMARO é uma referência na literatura portuguesa, Obra publicada originalmente em 1875, é considerada o primeiro romance do escritor Eça de Queiroz. A narrativa influenciada pelo naturalismo e pelo realismo, movimentos literários que na altura procuravam retratar a realidade de forma mais objetiva e crítica.
A história de um romance proibido, apresenta-se assim como uma crítica mordaz aos valores da sociedade burguesa e à vida hipócrita dos membros clero na sociedade portuguesa do século XIX.
A narrativa centra-se em torno do jovem padre Amaro, que se muda para a cidade de Leiria e se envolve amorosamente com Amélia, uma jovem da localidade. A história de amor trágica entre os dois é o fio condutor para uma análise profunda dos costumes sociais, da hipocrisia e da corrupção moral que Eça via na Igreja.
A adaptação para banda desenhada é assinada por André Oliveira no argumento e Ricardo Santo no desenho.
Ficha técnica:
O Crime do Padre Amaro
Clássicos da Literatura Portuguesa em BD - volume 8
Argumento adaptado por André Oliveira com ilustrações de Ricardo Santo
Capa dura, formato 21x28, cores, 64 págs.
ISBN: 9789896829384
PVP: € 15,90
Edição LEVOIR
Costumo se muito crítico das edições da Levoir mas aqui tenho que dar ios parabéns pela excelente arte do Ricardo Santo. O autor a acompanhar, sem dúvida.
ResponderEliminarÉ um autor interessante, e noto sobretudo uma evolução no seu traço, mais composto, quando comparado com o apresentado no seu Planeta Psicose. Tem outro novo livro, Boarding Pass, mas sobre este ainda não recebi qualquer informação por parte da editora.
ResponderEliminar