A LEVOIR dá continuação à sua colecção 25 IMAGENS, onde pequenas histórias são contadas por autores que, para o efeito, se socorrem exclusivamente da narrativa gráfica. É um interessante e aqui difícil exercício pela limitação do conto a 25 páginas que perfazem 25 imagens. Este RUMO AO SUL, hoje nas bancas, é o quarto volume da colecção, e traz-nos Landis Blair, ilustrador americano, influenciado pelo grande mestre americano do absurdo, do enigmático e do sórdido, Edward Gorey.
O estilo de Landis Blair é uma multiplicidade de linhas cruzadas a tinta. Há um mundo onde as árvores são altas e numerosas, onde a neve é bela e densa, onde o vento sopra forte e longo e onde os pássaros falam de viagens e da vida depois da morte.
Rumo ao Sul é a história da última viagem de um homem que escolhe e organiza cuidadosamente as condições da sua partida. Uma partida espetacular e gloriosa, em plena comunhão com o mundo e a natureza, com a cumplicidade dos pássaros, aqueles que conhecem melhor do que qualquer um de nós a arte de voar e os caminhos do céu. No final deste conto curto e sem palavras, ouvimos dizer que “está tudo bem”. E há esperança.
Já editados anteriormente: A Floresta de Thomas Ott, Margueritte de Joe Pinelli e Ter 20 Anos em 1871 de Jacques Tardi.
Sem comentários:
Enviar um comentário