Barra Acesso Rápido

13 setembro, 2023

Rentrée Bedéfila

Agora todas as Quartas-feiras em vez de divulgar um qualquer novo lançamento por cá, vou trazer aqui um qualquer assunto relacionado com a banda desenhada e que me apeteça falar. Já comecei a semana passada com o Estado da Arte em Agosto, e das mais de cem novidades que ainda nos esperam até ao final do ano, e hoje, aproveitando, vou falar de regressos, ou melhor, socorrendo-me de um galicismo, falar da rentrée bedéfila.
 
 
Os rolos nas gráficas já começaram a acelerar agora que entramos num dos períodos com maior oferta de banda desenhada, seja no mercado português ou no mercado franco-belga. Por cá, como ainda não temos muito a tradição da divulgação com grande antecedência do que está para vir, pouco sabemos. Confesso não perceber este secretismo por parte dos nossos editores, mas eles lá saberão melhor da questão da comunicação do seu negócio melhor que eu. No entanto, algumas editoras já disseram qualquer coisa. A listagem que se segue está longe de ser exaustiva, é apenas um levantamento.
 
Da parte da ASA, para além do esperado 40º álbum das aventura de Astérix, O Lírio Branco, cuja capa foi recentemente revelada (consta que esta antecipação inesperada foi para conter uma fuga de informação dentro da editora francesa), teremos uma edição comemorativa do 60.º aniversário do álbum As Joias de Castafiore, do Tintin, as reedições de alguns Lucky Luke, um Blake e Mortimer de homenagem, A Arte da Guerra, assinado por Floc'h, um novo Spirou com a terceira parte de A Esperança Nunca Morre, de Émile Bravo (convidado do próximo Amadora BD), um novo Michel Vaillant, e ainda uma nova coleçcão, cujo título está guardado a sete chaves e que deverá sair com o jornal Público (tenho uma forte suspeita do que será e a confirmar-se é magnifica… voltarei a este assunto mais tarde).
 
Já da GRADIVA, podemos esperar o regresso de Alix Senator com mais dois álbuns, um Nestor Bruma (o quinto volume) e finalmente mais um álbum da série Grandes Batalhas Navais, desta vez dedicado a Trafalgar, que corresponde originalmente ao primeiro volume desta colecção. Recordo que o segundo, Jutlândia já se encontra editado por cá.
 
Da ALA DOS LIVROS, esperamos impacientemente pelo Corvo VI. Já temos o título, O Segredo dos Indecentes, já temos a imagem da capa e já temos uma página, só falta mesmo o álbum físico (dia 26 nas livrarias). E desta editora podemos sempre esperar mais umas surpresas!
 
Já a IGUANA anunciou o regresso da famosa Mafalda, de Quino, que vai voltar a ser publicada no nosso mercado na colecção O Indispensável de Mafalda. Para quem perdeu o imperdível integral Toda a Mafalda, a edição comemorativa dos 50 anos, tem agora uma nova possibilidade. 
 
 
 
A insuspeita RELÓGIO D’ÁGUA divulgou para Outubro a publicação do primeiro volume do romance gráfico DUNA, a adaptação para banda desenhada da obra-prima de ficção científica de Frank Herbert, depois ter sido já adaptada para o cinema. Espero que esteja à altura da responsabilidade!
 
Mas como disse no inicio é no mercado francês que existe a tradição por parte das editoras em divulgarem o que vão publicar e daí resolvi dar uma volta por aqueles lados, e ver o que se espera da rentrée francofóna. Ficam só as capas de alguns dos lançamentos, investiguem se quiserem! O consolo é saber que alguns dos próximos álbuns vão previsivelmente e felizmente ter uma edição portuguesa. Pode é não ser este ano! Boas leituras!
 
Da parte da DARGAUD:
 
 
Da parte da DUPUIS:
 
 
 
Da parte da GLENAT:
 
 
Da parte da LOMBARD:
 
 
Da parte da CASTERMAN:

Sem comentários:

Enviar um comentário