É já na próxima Quinta-feira que tem inicio a 4ª edição do COIMBRA BD. Confesso que só ao preparar esta nota é que tive a percepção da dimensão do evento deste ano. Trata-se de uma edição verdadeiramente ambiciosa. Apresenta um numero recorde de autores convidados (percorram a galeria de imagens mais abaixo), anunciam-se nove novos lançamentos, exposições, workshops, oficinas de desenho e cosplay, e temos a exibição das duas "curtas", «Sleepwalk» do Filipe Melo e «Porque é este o meu ofício» do Paulo Monteiro. E cabe tudo em quatro dias.
De 7 a 10 de Março com entrada gratuita.
De 7 a 10 de Março com entrada gratuita.
A faceta internacional do festival é dada pela presença de dois autores estrangeiros. O primeiro nome anunciado foi o do belga Etienne Schréder, autor de O Segredo de Coimbra (ed. G.Gloy) e da novela gráfica Tempos Amargos (ed. Levoir), é também um dos desenhadores da série Blake e Mortimer no álbum A Onda Septimus (ed. ASA). Terá no Coimbra BD uma exposição retrospectiva das diferentes facetas da sua obra, constituída por material nunca antes exposto em Portugal.
O segundo nome é Fabio Celoni, que repete a vinda a Portugal depois da presença no último Beja BD. Autor responsável por escrever e desenhar as aventuras de Dylan Dog para a Sergio Bonelli Editore. Terá no Coimbra BD uma exposição dos seus trabalhos para a Disney e para a Bonelli e para o lançamento de O Velho que Lê o primeiro volume da nova «colecção Dylan Dog» da editora G.Floy.
A dupla Fábio Veras e Luis Zhang estará em Coimbra para a apresentação do novo livro Os Filhos do Rato (ed. G.Floy/ComicHeart). O argumento é inspirado nas conversas que Luis Zhang manteve com ex-combatentes da Guiné, e a arte está ao cargo de Fábio Veras, autor que se revelou e bem na obra O Jardim dos Espectros (ed. Escorpião Azul). Grandes expectativas para este lançamento.
A talentosa Joana Mosi é uma das autoras em grande destaque no Coimbra BD. Participa na exposição «Mulheres na BD portuguesa no século XXI», irá dar um workshop sobre a micro-narrativa em BD e estará igualmente presente para o lançamento e sessões de autógrafos do livro O Outro Lado de Z (ed. Kingpin Books/G.Floy/ComicHeart) que conta com o argumento de Nuno Duarte, o mesmo que já nos deu obras como "A Fórmula da Felicidade" ou O Baile (ed. KingPin Books).
Uma das principais exposições do Coimbra BD é «Mulheres na BD portuguesa no século XXI» que irá mostrar o que melhor tem sido feito em banda desenhada pelo feminino. E a representação não podia ter ser melhor: Joana Afonso, Mosi, Rita Alfaiate, Sofia Neto e Marta Teives.
Outras das presenças a realçar são Jorge Coelho, apenas um dos melhores desenhadores nacionais, e André Caetano que volta a casa com a exposição «De Coimbra a Loulé», dedicada ao livro Os Segredos de Loulé (ed. CM Loulé), uma história em BD daquela cidade algarvia.
O Filipe e o Paulo dispensam apresentações.
Para além de grandes autores são magnificas pessoas. Logo tudo que vem deles só pode ser muito bom.
Para além de grandes autores são magnificas pessoas. Logo tudo que vem deles só pode ser muito bom.
Lançamentos anunciados:
Conto nove os lançamentos anunciados no Coimbra BD. E que boas novidades nos aguardam. Pessoalmente destaco o terceiro volume de Duke (Hermann é presença obrigatória na minha bedeteca), o já mencionado Os Filhos do Rato (elevadas expectativas), e um dos meus «guilty-pleasures» que nunca esperei ver editado em português... KICK-ASS (magnificamente ultra-violento).
- Duke vol. 3 - Sou uma Sombra (Arte de Autor)
- O Outro Lado de Z (KingPin/G.Floy/ComicHeart)
- Astonishing X-Men - Livro Dois (G.Floy)
- Kick-Ass (G.Floy)
- Descender vol. 3: Singularidades (G.Floy)
- Os Filhos do Rato (G.Floy/ComicHeart)
- Colecção Dylan Dog - vol. 1: O Homem que Lê (G.Floy)
- Colecção Dylan Dog - vol. 2: Até que a Morte vos Separe (G.Floy)
- Ascensão (Escorpião Azul)
PROGRAMA DO COIMBRA BD 2019
Perante isto, já marquei viagem para Sábado! Encontramo-nos em Coimbra!
Eu também queria uma editora que arriscasse primeiro a editar e dar a conhecer os leitores obras recônditas para eu depois roubar e imprimir a baixo custo... e um festival que convidasse só os meus autores...
ResponderEliminarEspero que a Levoir não vá desperdiçar o sucesso do filme do Shazam como desperdiçou o Aquaman. A fnac pegou no livro dos novos titãs, depositou-o à porta de todas as lojas e foi vê-los a voar. Agora é comparar o impacto da série com os filmes... mas cada um sabe os amigos que quer.
Fabio Celoni não esteve na Amadora, mas sim no Festival de Beja... e quanto ao Dylan Dog, em Coimbra "apenas" será lançado o número 1 já que o número 2 está previsto para Anadia ;-)
ResponderEliminarOlá Zeca! Tens toda a razão no Fábio. Sabia que tinha estado com ele e pensei que tivesse sido no Amadora, mas foi em Beja. Vou corrigir o texto. Quanto ao Dylan Dog confirmei com o editor acerca do lançamento do 2º volume... e ele disse que se confirmava salvo atraso na gráfica!
ResponderEliminarAbraço!
Essa é uma novidade para mim, a Gfloy editar Bonelli com o lançamento de Dylan Dog,...muito bom, mesmo. Era bom que trouxessem mais Bonelli!
ResponderEliminarPara G.Floy esta incursão no universo Bonelli é um alargar do catalogo completamente inesperado. Mas como parece existir um universo importante de leitores Bonelli, aqui está a resposta... os leitores portugueses podem contar com duas colecções Bonelli, a do Tex pela Polvo e a do Dylan Dog pela G.Floy. Acho que a Bonelli veio para ficar.
ResponderEliminarEspero bem que sim, Nuno. Agora o que era bom, mesmo, era trazerem outras personagens do universo Bonelli,... ou a Levoir ou a Gfloy, tanto faz, não se restringirem só ao Tex ou Dylan Dog.
ResponderEliminar