23 outubro, 2018

Lançamento CM Loulé: Os Segredos de Loulé

Já não é a primeira vez que a Câmara Municipal de Loulé se aventura na edição de banda desenhada para nos dar a conhecer melhor a sua terra e as suas gentes - e relembro aqui a obra “José Mendes Cabeçadas Júnior – Um Espírito Indomável”.

Desta vez com Os Segredos de Loulé: Uma História em Banda Desenhada, o leitor é convidado para uma viagem pela história de Loulé e a sua região, desde o início do universo até aos nossos dias e ao futuro! Uma abordagem diferente a um género com grande tradição na BD portuguesa, como é a Banda Desenhada histórica, escrita por João Miguel Lameiras e João Ramalho Santos, com arte de André Caetano.

OS SEGREDOS DE LOULÉ - Uma História em Banda Desenhada
Num futuro imaginado, a Terra está transformada num bloco de gelo e a humanidade partiu para colonizar outros planetas, acabando os seres humanos por esquecer a história e a cultura das terras de onde partiram. Para tentar reconstruir esse passado perdido, várias expedições de Verificadores rumaram à Terra em busca de informação fidedigna. Uma dessas expedições vai investigar a lenda de um mítico arquivo que existiria nas Minas de Sal de Loulé.

O livro será também apresentado oficialmente no dia 10 de Novembro (Sábado), pelas 16h30, no Festival da Amadora BD, com a presença dos autores, e também de Sua Exa. o Presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo (o lançamento será seguido de uma sessão de autógrafos).

Ficha técnica:
OS SEGREDOS DE LOULÉ - Uma História em Banda Desenhada
Argumento de João Miguel Lameiras e João Ramalho Santos e arte de André Caetano
Álbum, formato 20 x 27,50, capa dura, 80 pgs. a cores
Edição da Câmara Municipal de Loulé





6 comentários:

pco69 disse...

Uma questão aos autores: algum é Louletano?
Pergunto por curiosidade devido às minhas origens serem daí :-)

Anónimo disse...

É um triunvirato de Coimbra...

Anónimo disse...

São os três de Coimbra! :-) O convite foi originalmente feito ao José Carlos Fernandes (que é de Loulé), mas como ele não podia, recomendou o João Miguel Lameiras para assumir o projecto.

Nuno Neves disse...

Nas palavras do JML:
“Este projeto nasceu de um convite do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, por sugestão de José Carlos Fernandes – que se não estivesse retirado da BD seria a escolha óbvia e natural para fazer este livro – para fazermos uma história de Loulé em BD. Depois desse convite, contactei logo o João Ramalho Santos, meu parceiro habitual nas ocasionais incursões pela escrita de BD, e ambos pensámos no André Caetano, com quem o João Ramalho já tinha trabalhado em Uma Aventura Estaminal, um livro sobre células estaminais, produzido pelo Centro de Neurociências e distribuído com o jornal Público.”

Anónimo disse...

E como apoio à produção nacional a CM de Loulé decidiu imprimir o livro na Polónia, com o patrocínio da confraria "Grande Fraternidade Studio", sempre omnipresente neste nosso Portugal. Avé Grande Irmão!

Nuno Neves disse...

Não foi a primeira e não será a última a utilizar a gráfica polaca... e se tal contribuir para que a edição nacional fique mais barata para o leitor português... força nisso!