26 junho, 2016

Lançamento G.Floy: O Segredo de Coimbra

Foi lançado na passada Quarta-feira em Coimbra, o livro O Segredo de Coimbra. Trata-se de uma edição surpreendente da editora G.Floy que foge ao género de publicação a que nos habituou.

O Segredo de Coimbra conheceu edição portuguesa em 1997, por iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, e uma reedição, anos mais tarde, por ocasião da exposição Coimbra na Banda Desenhada, no âmbito de Coimbra 2003, Capital Nacional da Cultura, que trouxe Étienne Schréder de volta a Coimbra, e aos instrumentos que tinha incluído na sua história.
A reedição deste livro pela G.Floy, em exclusivo para a Universidade de Coimbra, coincide com as comemorações dos 726 anos da Universidade: 726 anos passaram desde a assinatura do Scientiae thesaurus mirabilis. Graças ao Rei D. Dinis, o documento fundador da UC já continha em si a palavra CIÊNCIA, um dos temas fundamentais da história. Esta nova edição inclui um conjunto de textos de apoio adicionais, bem como uma história inédita em álbum inspirada pela mesma temática, desenhada por Étienne Schréder, com argumento de João Ramalho Santos e João Miguel Lameiras (e inclui o papel espelhado essencial para visualizar as anamorfoses que o livro inclui).

O Segredo de Coimbra é uma história de banda desenhada que, para além de ser uma bela homenagem ao espólio do Gabinete de Física (hoje integrado no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra), é o verdadeiro retrato, não só de Coimbra, como da Universidade em geral, e da própria condição portuguesa; feita de grandiosidade, potencial, e ilusões. Idealizado por ocasião da exposição Os mecanismos do Génio (realizada em Charleroi no âmbito da Europália, dedicada a Portugal em 1991, uma mostra que colocaria em primeiro plano a coleção de instrumentos do Gabinete de Física da Universidade de Coimbra), este álbum foi editado na Bélgica para acompanhar a exposição, e foi considerado por muitos visitantes como um relato histórico, e não ficção...

O SEGREDO DE COIMBRA
Obcecado por uma misteriosa anamorfose que o trouxe a Coimbra, o doutor Roland Buisen conduz o nosso olhar pelas ruas da Alta desta cidade, classificada como Património Mundial pela UNESCO em 2013. Seguindo os seus passos, atravessamos o Largo da Feira, passamos pela Sé Nova, entramos no Colégio de Jesus e chegamos ao Gabinete de Física do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, criado no séc. XVIII durante a Reforma Pombalina e classificado recentemente como Sítio Histórico pela Sociedade Europeia de Física. Será nestas salas quase esquecidas, onde lenda e ciência se misturam, que se desvendará finalmente o mistério do príncipe D. Rafael e do estranho retrato que desencadeou a viagem de Roland Buisen.

O SEGREDO DE COIMBRA
Étienne Shréder
64 páginas, cor, capa dura.
PVP: 12,5€

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...