28 outubro, 2024

Lançamento LEVOIR: Os Lusíadas - Parte Um

Confesso desconhecer quantas adaptações em banda desenhada de Os Lusíadas existem (e talvez a mais conhecida seja a da autoria do mestre José Ruy), mas nunca serão demais, porquanto se trata da obra que transcende o seu tempo, porque cada nova adaptação traz uma nova interpretação gráfica da obra maior da nossa literatura, porque contribui para manter o interesse, sobretudo no público mais jovem.

E no ano em que se celebra o quinto centenário do nascimento de Luís de Camões, uma das belas novidades no último Amadora BD, foi justamente uma nova edição gráfica de OS LUSÍADAS, integrada na colecção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD da LEVOIR. Assinada por Pedro Moura no argumento e o desenho repartido a “três mãos” (algo inédito?) por Daniel Silvestre, João Lemos e Miguel Rocha, o álbum que teve direito a exposição de algumas pranchas, está visualmente fantástico. 

De Os Lusíadas já se sabe, escrito por Luís Vaz de Camões e publicado em 1572, é um poema épico de exaltação do feito de uma nação de espírito aventureiro, de glorificação do povo português, e que mistura num contexto histórico, feitos heroicos com elementos mitológicos, na narração da descoberta do caminho marítimo para a Índia pelo navegador Vasco da Gama, ao mesmo tempo que não deixa de levantar questões sobre a condição e a glória humana.

Este álbum, que é a primeira parte da adaptação (a segunda está prevista para o inicio do próximo ano), já está disponível nas livrarias.

Ficha técnica:
Os Lusíadas - Parte Um
Clássicos da Literatura Portuguesa em BD - volume 10
Argumento e ilustração de Pedro Moura, Daniel Silvestre, João Lemos e Miguel Rocha
Capa dura, formato 210x285 mm, cores, 64 páginas.
PVP: € 15,90
Edição LEVOIR 
 

Sem comentários: