Já na sua recta final, a oitava série da colecção Novela Gráfica da LEVOIR conhece hoje mais um novo capítulo. Nas bancas encontramos o 9º volume, PRETO E BRANCO - ASCENSÃO E QUEDA DE BOBBY FISCHER, de Julian Voloj e Wagner Willian. Trata-se da biografia gráfica de Bobby Fischer (1943-2008), um génio imperfeito, e um dos mais brilhantes jogadores de xadrez de sempre, que se tornou numa espécie de herói nacional para os americanos... e acabou como fugitivo da justiça americana.
Criança prodígio, desde muito cedo revelou um talento especial no xadrez, tornando-se Grande Mestre aos 15 anos, o mais jovem de sempre na época, e rapidamente ascendeu ao topo do xadrez mundial. O auge da sua carreira aconteceu no Campeonato Mundial de 1972, onde na final Fischer derrotou magistralmente o oponente soviético Boris Spassky por 12,5 a 8,5 pontos, naquela que é considerada uma das partidas mais mediáticas de sempre, não só porque ocorreu durante o período da Guerra Fria, mas também porque a sua vitória quebrou um longo domínio soviético na competição.
Com uma personalidade complexa e comportamentos excêntricos, recusou-se a competir nos anos seguintes, entrando num longo período de reclusão, até à sua morte no exílio a 17 de Janeiro de 2008, na Islândia. Para representar visualmente toda esta complexidade, cada capítulo do livro é dedicado a uma das peças de xadrez, desafiando o leitor a imaginar resultados alternativos da narrativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário