Não haveria certamente melhor dia do ano para fazer aqui a nota de lançamento desta novidade, O INDISPENSÁVEL DO SNOOPY numa edição da IGUANA. É que se celebra exatamente hoje o 75º aniversário da publicação da primeira tira dos Peanuts. Provavelmente não o saberia, mas Charles M. Schulz, a 2 de Outubro de 1950, com uma simplicidade gráfica e diálogos curtos marcados por um humor introspectivo, tinha acabado de criar icónicas personagens da banda desenhada mundial, que rapidamente se tornaram símbolos da cultura popular, com níveis de popularidade imensuráveis, que ainda tem eco nos dias de hoje. Charlie Brown, Linus, Lucy, Sally, Woodstock e o inigualável Snoopy, entre outros, são mais que meros personagens no papel, reflectem comportamentos humanos que foram sendo assimilados e transpostos para o nosso inconsciente coletivo global.
Mas a estrela da companhia é, sem dúvida, Snoopy, o sarcástico beagle, um adorável cão que se caracteriza por uma comunicação silenciosa e uma imaginação desenfreada. É um espelho humano em toda a sua glória e absurdo. E neste volume comemorativo, de quase 400 páginas, celebra-se os 75 anos dos Peanuts com uma seleção das melhores tiras protagonizadas pelo Snoopy. Organizadas por décadas, estas tiras dão-nos o prazer de reencontrar as múltiplas facetas do Snoopy: o ás da aviação da Primeira Guerra Mundial, o escritor fracassado de máquina em riste, o amigo fiel (mas nem sempre obediente), o filósofo do alto do telhado da sua casota.
Esta novidade encontra-se em pré-venda no sitio da editora e chegará às livrarias a partir da próxima segunda-feira. Os Peanuts terão no próximo Amadora BD uma exposição dedicada.
4 comentários:
E porque não retomarem a magnífica série iniciada pelas Edições Afrontamento, adaptando a excelente coleção da Fantagraphics. Isto dirige-se a quem? Público infantil? Pela pobreza da paginação e infeliz capa a Iguana não parece estar a esforçar-se muito. Puro desperdício de papel. Enfim…
Essa colecção dos Peanuts das Edições Afrontamento foi excelente. Infelizmente só consegui a caixa dos dois primeiros volumes. O que me parece que a Iguana está fazer é "explorar o filão". Vão lançando esporadicamente diversos livros avulso com as tiras. Do Snoopy já tinham lançado anteriormente vários volumes num formato de dimensões quadradas. Agora espero que o futuro aponte para um integral onde reúnam os 50 anos de tiras à semelhança do que já foi feito para a Mafalda.
Publicar o integral de Peanuts tem tudo para não ser boa ideia a nível comercial em Portugal. Por um lado, porque é muita página (mesmo que façam livros neste formato vertical onde cabem mais tiras), por outro, ainda há poucos anos se publicou a obra completa aqui em português do Brasil (Planeta deAgostini) que certamente alguns terão comprado.
Este compilado está bem feito, com uma organização cronológica, talvez pudessem fazer isso com foco nas diferentes personagens, mas mesmo isso não seria simples de fazer, afinal as personagens aparecem em conjunto umas com as outras.
Não me parece boa ideia. O que apelaria mais aos colecionadores e amantes de BD seria a continuação da coleção da Fantagraphics - definitivamente a série com a melhor curadoria, design, investigação e enquadramento histórico da obra de Charles M. Schulz. Volumes de média dimensão, manejáveis e que republicam a obra na sua íntegra. Dá mais trabalho? Sim. Demora mais tempo a editar? Concerteza. Exige empenho e compromisso por parte do editor? Decididamente. Seria mais recompensador para o leitor/colecionador? Definitivamente.
Enviar um comentário