30 abril, 2014

Hoje nas bancas...

Bons ventos trazem mais uma edição da Comix! A Disney Comix 74 chega de balão, com o Tio Patinhas a avistar o caminho para o sucesso! O que queremos dizer, é que o tio mais avarento de sempre tem mais uma genial ideia para conseguir juntar mais uns euros! Desta feita, lembrou-se de explorar umas sementes muito especiais… Não percas então a história Tio Patinhas e as sementes do vento! E para aqueles mais preguiçosos, que gostam de ler a sua Comix deitadinhos, aconselhamos uma história com a qual se vão identificar certamente: Donald e a cama de rede auto-suspensa!!! É mais uma história em que o Professor Pardal decide inventar algo extraordinário e o Donald decide manter-se o preguiçoso de sempre… Há patos que nunca mudam!!! Estas e muitas outras histórias aos quadradinhos na tua revista de BD preferida!


Já estas nas bancas a Hiper Disney 17, a revista para quem toda a BD é pouca! A edição de Maio é simplesmente imperdível… É capaz de ser a edição mais eclética de sempre! E não estamos a falar do facto do Donald estar na capa, vestido de mexicano, de guitarra na mão e a cavalo num… burro, pelo deserto fora! Não! Estamos mesmo a falar na variedade de histórias presente nesta edição! Mas é justamente com o pato mais divertido e azarado de sempre que começa a aventura! A sorte do Donald parece mudar quando a sua casa fica um pouco mais… verde. É caso para dizer que ficou mais afortunado, dado o nome da história: Donald e a casa de esmeralda! Ainda no mundo dos patos, mas num género diferente, temos a fantástica história Brigite e o mistério de Patarel, a fazer lembrar os melhores thrillers de Hollywood e com uma protagonista com verdadeira classe de senhora! Quem não podia faltar era o Mickey, com uma história muito espacial! Sim, perceberam bem, é mesmo espacial! A ficção científica é posta à prova pelo teu rato preferido, em Mickey e os impulsos telemático!!! O Tio Patinhas também está presente e, como sempre, não perde uma oportunidade de subir na vida, nem que seja de elevador!!! É a história Tio Patinhas e o elevador magnético!!! Estas e muitas, muitas outras histórias extraordinárias em mais uma edição fantástica!


Conforme já aqui tinha falado é a grande novidade amanha nas bancas. Os Simpsons em banda desenhada é a nova aposta mensal da Goody. Já tive oportunidade de folhear a nova revista e fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade de edição, incluindo papel e o formato. As histórias apresentadas mostram-se a um bom nível. Destaco sobretudo o conto de horror indescritível O Coleccionador. O preço de capa são uns simpáticos €2,50 para cerca de 60 e poucas páginas a cores.




O quinto álbum da colecção Michel Vaillant intitulado A Rota Nocturna (Route de nuit no original de 1960) é mais uma edição inédita entre nós em formato álbum. É uma das mais-valias desta colecção o recuperar destas historias há muito esquecidas e apresenta-las no seu formato correcto.

Sinopse
Michel Vaillant e o seu amigo Steve Warson estão de férias na Côte d’Azur, no Sul de França. Benjamin Vaillant, tio de Michel (que é dono de uma transportadora em Marselha), vê um dos seus motoristas abandonar a empresa levando consigo Yves Douléac, um jovem colega de apenas 15 anos. Benjamin receia que Yves ande metido em sarilhos e, sabendo que este tem uma profunda admiração pelo seu sobrinho, pede a Michel para intervir. O que não será tarefa fácil, pois Régis Blancardo, filho do novo patrão de Yves, acaba por arrastar o jovem para situações no mínimo suspeitas…

Boas leituras!

29 abril, 2014

A BD dos Simpsons chega a Portugal!


Qualquer novo lançamento de uma BD é uma óptima noticia. A Goody que já tinha anunciado, agora concretiza. A partir de amanha, Quarta-feira dia 30 e todos os meses teremos nas bancas, a edição portuguesa da revista de banda desenhada Simpsons Comics. Baseada na série de animação de enorme sucesso da televisão, criada por Matt Groening, conta as aventuras de uma disfuncional mas típica família americana da classe média, da cidade de Springfield (EUA), composta pelo pai Homer Simpson, pela mãe Marge Simpson, e pelos três filhos Bart, Lisa e Maggie Simpson, que funciona numa irreverente e ostensiva sátira à cultura e modos de vida americanos.

No primeiro número, Matt Groening assina as histórias Homer, O Colosso, Bart, O Presidiário, O Colecionador, Romance Fatídico e ainda uma pequena brincadeira Patty & Selma – tudo em 64 páginas que prometem divertir todos os fãs dos Simpsons com o tão esperado humor irreverente e ácido.

Em Homer, O Colosso Mr. Burns tenta desenvolver um raio rejuvenescedor, mas, em vez de reaver a sua juventude, transforma Homer num gigante à solta em Springfield… Na história Bart, O Presidiário, os atos de vandalismo de Bart vão levá-lo a encontrar um velho inimigo, em O Colecionador os corações vão gelar com um história saída da imaginação tortuosa de… Bart Simpson e, finalmente, o Romance Fatídico, uma história sórdida e embaraçosa entre Selma e Homer!

A revista tem um total de 64 páginas e o formato de 19,5 cm x 28,5 cm. Com uma periodicidade mensal conta com uma tiragem inicial de 20.000 exemplares. A edição é da Goody SA e contém sempre 4 histórias nunca vistas em televisão.



A campanha de comunicação irá incluir spot's de TV nos canais FOX e FX, campanha online com Google Adwords e Facebook Ad direcionando para o mini-site http://www.goody.pt/bdsimpsons (disponível a partir do próximo dia 30 de Abril) onde uma história inédita foi criada especificamente para o lançamento da edição portuguesa dos Simpsons. D'oh!

28 abril, 2014

40 anos de Abril no Encontro às Quintas Falamos de BD

No ano em que se comemoram os 40 da Revolução de Abril, o Encontro às Quintas Falamos de BD assinala a data, a titulo excepcional, não na habitual Quinta-feira, mas amanha Terça-feira, dia 29, por voltas das 21h00 nas instalações do CNBDI, na Amadora.

A proposta deste encontro passa por assinalar a passagem dos 40 anos da revolução dos cravos com um (re)encontro dos artistas que colaboraram na Visão, revista de banda desenhada nascida em 1975, e que encetaria um novo capítulo na BD nacional. Estão confirmadas as presenças dos artistas António Pilar, Carlos Barradas, Carlos Zingaro, Pedro Massano e Victor Mesquita.

Ao serão haverá um momento musical com a participação de Francisco Fanhais, conhecida voz de Abril, ex-sacerdote católico, condecorado com Ordem da Liberdade, em 1995, e que será, certamente, uma excelente forma de comemorar Abril na casa da banda desenhada.

Sintam-se convidados a aparecer!



27 abril, 2014

Aquisições do dia


Trago aqui propostas de leitura que fogem um bocado à norma deste blogue que dar a conhecer edições de banda desenhadas editadas por cá. Para as edições brasileiras abro excepção pela vantagem da lingua. E a série Graphic MSP das edições Mauricio de Sousa vale bem esta excepção.

A adaptação das personagens clássicas da Turma da Monica em novas histórias escritas e desenhadas por diferentes autores brasileiros dá um novo olhar sobre este universo e expande-o com uma qualidade impressionante.

Depois da distribuição por cá do excelente Astronauta - Magnetar, de Danilo Beyruth e Cris Peter e do muito bom Turma da Mônica - Laços, de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi, tornava-se quase obrigatório a aquisição dos restantes dois títulos que compõem esta primeira série: Chico Bento - Pavor Espaciar, de Gustavo Duarte e Piteco - Ingá, de Shiko.

Como este dois últimos títulos ainda não foram objecto de distribuição por cá, a minha aquisição foi feita via importação.


25 abril, 2014

Salgueiro Maia


A propósito do dia de hoje, e das várias propostas de leitura de banda desenhada que poderia aqui deixar, escolhi o álbum Salgueiro Maia, O Rosto da Liberdade, com textos e desenhos de António Martins. A edição, publicação da Câmara Municipal de Santarém, já data de 1999, mas mostra-se actual na homenagem que presta a um grande português, cuja coragem, determinação e capacidade de liderança operou uma revolução quase pacifica.

Centrada na figura de Salgueiro Maia, a história em jeito de narrativa simples descreve o dia 25 de Abril de 1974 desde das primeiras horas na Escola Prática de Cavalaria de Santarém até ao anúncio da rendição de Marcelo Cateano no quartel do Carmo em Lisboa. O álbum encontra-se bem conseguido, com um rigor histórico no argumento e um desenho realista de linha clara, pecando apenas no reduzido nº de páginas, cerca de 28, que é compensado por ilustrar os principais acontecimentos do dia, nomeadamente o momento de maior tensão ocorrido na Ribeira da Naus, quando Salgueiro Maia é confrontado com a ordem de disparo do Brigadeiro Junqueira dos Reis ou o anúncio da queda do regime feito por Salgueiro Maia da janela do quartel no Carmo.

Salgueiro Maia, O Rosto da Liberdade cumpre, dando a conhecer uma página da nossa história e um dos nossos grandes heróis nacionais. Boas leituras!

24 abril, 2014

Tony Sandoval vai estar no Festival de Beja!


É a primeira novidade e uma excelente surpresa na edição deste ano do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Tony Sandoval, o conhecido e bem-disposto autor mexicano confirmou, através de uma mensagem na sua página no facebook, a presença em Beja:

there are some versions of watersnakes in italian (wich they keep the original name) portuges, polish and spanish, next week i will be in comicon napoli, then in comic festival in warsaw and beja in portugal, hope to see you there and have a drink

Como é habitual no Festival de Beja é o no 1º fim-de-semana do evento que acontece a concentração de autores. Assim nos dias 31 de Maio e 1 de Junho teremos Tony Sandoval, que repete a presença no nosso país depois da sua passagem pelo AniComics de 2012, para o lançamento do seu álbum As Serpentes de Água (edição KingPin Books), cuja capa e contracapa pode ser vista na imagem abaixo.




23 abril, 2014

Hoje nas bancas...


És fã de piratas?! Sempre sonhaste com uma aventura rumo a uma ilha secreta, com muitos segredos escondidos? Então na Disney Comix 73 acompanha o Mickey nesta odisseia rumo à ilha de Bombragem e fica a descobrir que tesouro se esconde nesta ilha tão exótica! O perigo espreita… Mas a emoção também!!! Falamos de Mickey e a ilha de Bombragem. Por falar em aventuras e mistérios… Qual é a personagem que mais gosta de resolver casos aparentemente insolúveis??? É o Pateta Repórter, pois claro!!! Ele volta com a sua frieza habitual… Desta vez, o termo “frieza” aplica-se perfeitamente, pois a história que ele protagoniza tem um título que deixa algumas pistas: Pateta Repórter – Cruzeiro de Gelo!



Temos o 4º álbum da colecção Michel Vaillant. O Circuito do Medo (tradução do original Le Circuit de la Peur) foi editado pela primeira vez em 1959. Em Portugal faz a sua estreia em formato álbum.

Sinopse
Henri Vaillant decide entrar na batalha que opõe as escuderias americanas às da Europa de Leste. Tentando marcar a diferença, cria por sua vez uma equipa da Europa Ocidental e organiza um confronto em três mangas: as 12 Horas de Sebring, em pista permanente; um Rali “Gran Turismo” em Espanha, por estradas e pistas acidentadas; e uma corrida de Fórmula 1 em Varsóvia, na Polónia. Na primeira prova, um piloto europeu quase morre durante a corrida. E ao descobrir-se que tinha sido envenenado, o medo começa a apoderar-se do velho continente…
Argumento e desenho: Jean Graton

22 abril, 2014

Lançamento Goody: Real Life


A Goody continua a surpreender mantendo uma aposta forte na edição de banda desenhada. A nova proposta do universo Disney destina-se a um público feminino e dá pelo nome de REAL LIFE. Trata-se de uma publicação mensal, em banda desenhada, a cores, que apresenta uma dinâmica interessante uma vez que a história encontra paralelo no mundo virtual.

REAL LIFE | O RAPAZ PERFEITO EXISTE?

Três jovens únicas com personalidades bem distintas (Amber a #rainha da escola, Alice a #romântica ou Andrea a #melhor aluna) são as personagens principais da nova Banda Desenhada da Disney para raparigas: Real Life.

Mas, Real Life é muito mais do que uma Banda Desenhada: é um universo de entretenimento onde a narrativa é vivida também no mundo digital através do sítio da escola London International High School: www.lihs.real-life.pt e da rede social www.social.real-life.pt onde as personagens têm um perfil, fazem posts, colocam fotografias, comentam e discutem os acontecimentos que se vão desenrolando.


“O rapaz perfeito existe?” é a pergunta que vai levar as personagens a fazer algo de surpreendente numa aventura de três capítulos em cada número mensal da revista Real Life.

Ficam muitas perguntas no ar que só lendo a revista possam talvez ser respondidas… Será que me conheço bem? Sou como a Amber, como a Alice ou como a Andrea? É possível criar o rapaz perfeito?


E para colorir mais a história, é nos momentos mais importantes que surgem as “emotidolls”, as caricaturas das três personagens que se atrevem a partilhar os seus pensamentos politicamente menos corretos… Já nas bancas!

21 abril, 2014

Finalistas dos PPBD 2014

Durante o AniComics foram conhecidos os finalistas nas sete categorias que compõem os Prémios Profissionais de Banda Desenhada (PPBD) 2014 que este ano celebram a sua segunda edição. Decorre agora até o dia 15 de Maio, a votação dos jurados para o vencedor em cada categoria. Olhando a lista dos nomeados, vejo qualidade e sem supresa nenhuma destacam-se com toda a justiça dois nomes: Dog Mendonça e Kingpin. Confesso alguma curiosidade em saber do vencedor deste embate. Da minha parte as escolhas já estão feitas. Deixo a lista completa dos finalistas do PPBD 2014:

ÁLBUM DO ANO
Dog Mendonça e Pizza Boy 3: Requiem, de Filipe Melo e Juan Cavia (Tinta da China)
Palmas Para O Esquilo, de David Soares e Pedro Serpa (Kingpin Books)
Super Pig: O Impaciente Inglês, de Mário Freitas e André Pereira (Kingpin Books)
Super Pig: Roleta Nipónica, de Mário Freitas e Osvaldo Medina (Kingpin Books)

ARGUMENTISTA DO ANO
David Soares (Palmas para O Esquilo), Kingpin Books
Filipe Melo (Dog Mendonça e Pizza Boy 3: Requiem), Tinta da China
Francisco Sousa Lobo (O Desenhador Defunto), Chili Com Carne
Mário Freitas (Super Pig: O Impaciente Inglês, Super Pig: Roleta Nipónica), Kingpin Books

DESENHADOR DO ANO
André Caetano (Uma Aventura Estaminal), Imprensa da Universidade de Coimbra
André Pereira (Super Pig: O Impaciente Inglês), Kingpin Books
Osvaldo Medina (Super Pig: Roleta Nipónica), Kingpin Books
Pedro Serpa (Palmas para O Esquilo), Kingpin Books

COLORISTA DO ANO
André Caetano (Uma Aventura Estaminal), Imprensa da Universidade de Coimbra
Bernardo Majer (Super Pig: O Impaciente Inglês), Kingpin Books
Gisela Martins/Sara Ferreira (Super Pig: Roleta Nipónica), Kingpin Books
Pedro Serpa (Palmas para O Esquilo), Kingpin Books

LEGENDADOR DO ANO
André Caetano (Uma Aventura Estaminal), Imprensa da Universidade de Coimbra
Francisco Sousa Lobo (O Desenhador Defunto), Chili Com Carne
Mário Freitas (Palmas Para O Esquilo, Super Pig: O Impaciente Inglês, Super Pig: Roleta Nipónica), Kingpin Books
Pedro Semedo (Dog Mendonça e Pizza Boy 3: Requiem), Tinta da China

DESIGNER DE PUBLICAÇÃO DO ANO
Joana Pires (O Desenhador Defunto, Kassumai), Chili Com Carne
Mackintóxico (Dead Combo Sound Files), Chiado Editora
Mário Freitas (Palmas Para O Esquilo, Super Pig: O Impaciente Inglês, Super Pig: Roleta Nipónica), Kingpin Books
Pedro Semedo (Dog Mendonça e Pizza Boy 3: Requiem), Tinta da China

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Comic-Transfer, de Till Lassman e Ricardo Cabral (Polvo)
Diário Rasgado: Anos Dourados, de Marco Mendes (Associação Turbina/Mundo Fantasma)
Living Will nº1, de André Oliveira (arg.) e Joana Afonso (des.), Ave Rara
Zona Gráfica 3 (vários autores), da Associação Tentáculo

16 abril, 2014

Hoje há BD nas bancas...


Quarta é dia da Comix. Disney Comix #72. E para a conseguir quem é que te dá uma ajuda?! O Donald e o Tio Patinhas, pois claro! Não vês que até têm um mapa para te guiar! É que esta Comix… É um autêntico tesouro!!! É uma revista só para os bravos exploradores e para os destemidos caçadores! Logo a abrir, tens um épico aos quadradinhos, com o Tio Patinhas à procura de multiplicar o seu sustento (o dinheiro, claro…) em paragens exóticas! Como é que ele conseguirá isso?! Aparentemente com uma partícula misteriosa chamada orichalcum… É a história Tio Patinhas e a busca do Orichalcum! Não percas!!! E como esta edição parece estar particularmente virada para as aventuras de exploradores, que tal se juntarmos o Donald ao Peninha e os pusermos em busca do cromo perdido?! Boa ideia, certo? Claro que sim! Verás o resultado em Peninha e a caça ao cromo!!!


Quartas são tambem o dia da Colecção Michel Vaillant. O terceiro álbum é Piloto Sem Rosto. História publicada originalmente em 1959, encontra-se a a sua publicação em Portugal inédita em álbum. Depois dos dois primeros volumes da colecção pertencerem á nova série, com este Piloto Sem Rosto temos o regresso de Jean Graton, no argumento e no desenho.

Sinopse
Michel Vaillant prepara-se para competir no Grande Prémio de Fórmula 1 do Mónaco, pilotando um Vaillante especialmente preparado para o efeito. Entretanto, um misterioso carro negro é visto a treinar no circuito de Francorchamps, na Bélgica, e mais tarde no circuito de Rouen-les-Essarts, em França. A imprensa da especialidade noticia o sucedido, destacando os tempos recorde obtidos pelo piloto e o facto de nunca ninguém ter visto o seu rosto. O Piloto sem Rosto torna-se uma lenda, até que se apresenta para competir no Grande Prémio do Mónaco…

Argumento e desenho: Jean Graton

14 abril, 2014

Lançamento Planeta: A Guerra dos Tronos - vol. 3


Como não há dois (ver aqui e aqui) sem três, temos disponivel a partir do dia 16 próximo um novo volume da adaptação gráfica das aclamadas Crónicas de Gelo e Fogo. Acompanhando o inicio de uma nova temporada televisiva, a Planeta edita assim o terceiro de quatro volumes da novela gráfica que compõem o primeiro livro A Guerra dos Tronos. O escritor George R. R. Martin junta-se ao conhecido romancista Daniel Abraham e ao ilustrador Tommy Patterson para dar uma nova vida em banda desenhada à obra-prima da literatura de fantasia heróica. São 192 páginas a cores de leitura obrigatória para fans de Westeros!

PVP: 17,76€

13 abril, 2014

Plano editorial da KingPin Books para 2014



Num fim de semana marcado pela realização do Anicomics, torna-se quase obrigatório falar aqui do festival. Sábado é sem dúvida o dia mais forte do programa em termos de banda desenhada. Passei pela Biblioteca Orlando Ribeiro para assistir aos lançamentos e sobretudo ouvir a antevisão do ano editorial da KingPin Books. Confesso que venho de lá com uma enorme espectativa. O Mário Freitas revelou um ambicioso programa e a KingPin confirma cada vez mais o seu estatuto da «maior das pequenas editoras». Atente-se aos lançamentos:

  • As Serpentes de Água
A primeira boa surpresa da tarde. Tony Sandoval foi um dos autores convidados do Anicomics de 2012 e «regressa» agora desta vez sob a forma de livro. Penso que é a primeira vez que a KingPin edita um autor de sucesso que trabalha no mercado franco-belga de bd. As Serpentes de Água, cuja capa pode ser observada na imagem de fundo da fotografia acima publicada, apresenta-se em formato europeu e capa dura e tem seu lançamento previsto para o próximo festival de BD de Beja.



  • Safe Place
André Pereira é um dos autores da nova geração. Descoberto no concurso de BD do Festival AniComics de 2012 foi convidado para ilustrar a última aventura do SuperPig. Mário Freitas mantem a aposta neste autor e prepara-se para editar Safe Place. Uma pequena história em 24 páginas desenvolvida pelo André, que segundo o Mário merecia mais que a sua publicação em fanzine. Apresenta-se assim em álbum. E a julgar pela amostra, o André Pereira tem bastante talento para mostrar.


  • Sepulturas dos Pais
Um conto escrito em 2003 por David Soares e deixado na gaveta que vê agora pela KingPin a luz do dia. David Soares diz que «antes assim» porque o André Coelho, o desenhador convidado, tem a arte certa para ilustrar Sepulturas dos Pais. Como é habitual na escrita do David, o fanatático está presente, numa história que nas palavras do autor aborda a «ruína das vidas». Com lançamento previsto para o festival de BD da Amadora.


  • Kong The King
Este anúncio deste livro foi talvez aquele me causou maior espectativa. As razões são de vária ordem. A primeira chama-se Osvaldo Medina. Um dos meus desenhadores preferidos. A segunda é porque Kong The King são 130 páginas desprovidas de texto. Só desenho. Trata-se da história, tal como o trocadilho do título indica, de King Kong, recontada exclusivamente através de imagens sequenciais. Convenhamos que é obra. O senão é a actual pouca disponibilidade do Osvaldo para ir desenhando. Mas as melhores expectatvas apontam o seu lançamento no final deste ano. Infelizmente não consigo publicar aqui qualquer imagem porque entretanto a bateria da máquina fotográfica foi-se durante a apresentação. Mas acreditem que pranchas exibidas revelam um Osvaldo no seu melhor. Percebem agora a espectativa?

  • A Fórmula da Felicidade (reedição)
A Fómula da Felicidade, o maior sucesso comercial da KingPin vai ser reeditado num único álbum que reúne assim os dois volumes que se encontravam esgotados. 

E temos assim a promessa de mais um excelente ano de banda desenhada com a chancela da KingPin Books.


11 abril, 2014

E vem aí o AniComics Lisboa 2014

É a chegada de mais um AniComics que vai já vai para a sua 5ª edição. É já no próximo fim-de-semana, de 12 e 13 de Abril, que a animação enche a Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa. E no meio da invasão de cosplay que caracteriza o evento e que domina quase por completo o espaço, há lugar tambem para a banda desenhada, com lançamentos, apresentações, exposições e sessões de autografos, que conta com a presença de vários autores portugueses.

Do programa que pode ser consultado  no sitio oficial do AniComics (http://www.anicomics-lisboa.net/) retiro a seguinte informação bedefila:

Sábado, dia 12:
14h00 - Lançamento do mini-comic Living Will nº 2, com os autores André Oliveira e Joana Afonso.
14h20 - Apresentação do álbum de BD “Fricções” (El Pep), com os autores Nuno Duarte e João Sequeira e o editor Pepe Del Rey.
14h40 - Apresentação da antologia QCDA #1000 (Chili Com Carne), com os autores Afonso Ferreira, André Pereira, Rudolfo e Zé Burnay.
15h00 - Antevisão do ano editorial da Kingpin Books, com a presença dos autores André Pereira, David Soares, Mário Freitas e Osvaldo Medina.
16h30 - Apresentação dos Nomeados para os Prémios Profissionais de BD 2014
17h00 - Sessões de autógrafos, com os autores André Oliveira, Joana Afonso, Nuno Duarte, João Sequeira, André Pereira, Afonso Ferreira, Rudolfo e Zé Burnay.


Ao nivel das exposições podemos encontrar mostras de originais de BD dos autores André Pereira (Super Pig: O Impaciente Inglês), Osvaldo Medina e Inês Falcão Ferreira (Hawk), Joana Afonso (Living Will #2), João Sequeira (Fricções) e do colectivo QCDA (Afonso Ferreira, André Pereira, Rudolfo e Zé Burnay).

Com a realização do AniComics declara-se aberta a temporada dos festivais de banda desenhada em Portugal!

10 abril, 2014

Lançamento AVE RARA: Living Will - Livro 2


Chegar a um ponto em que já não restam muitos anos de vida é quase tão assustador como perder a companheira de sempre. O velho Will continua a fazer o seu melhor para lidar com isso, não porque se importa com o futuro mas porque aceitou como missão resolver todas as pontas soltas que foi deixando. Morrer sem peso na consciência terá de ser o seu testamento e a sua derradeira missão. Não tem muita gente a quem possa chamar amigo, honestamente nem sequer tem sido a mais agradável das pessoas nos últimos anos, mas está disposto a revisitar uma amizade muito antiga. Neste segundo número ficaremos também a conhecer Betty Bristow, uma apresentadora de TV que está à beira do precipício. Depois de uma vida de remorsos, tudo o que quer é remediar-se para trazer equilíbrio à sua existência. Se ao menos fosse tão simples…

Living Will, com argumento de André Oliveira e arte de Joana Afonso, avança assim para o seu segundo tomo de uma série de 7 mini-comics totalmente em inglês. Nas cores, depois do vermelho, é agora o azul que predomina. O lançamento oficial deste volume está previsto para o próximo Sábado, dia 12 de Abril, às 14h00 no festival Anicomics Lisboa 2014 que se realiza na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, Lisboa.







09 abril, 2014

Hoje nas bancas... Disney Comix 71


Adivinhem quem está de regresso à cidade? Na Disney Comix 71 temos finalmente o SuperPato na capa de uma edição especial. Aliás, o nosso super-herói preferido terá lugar de destaque nas páginas desta edição super!!! Não só será o protagonista da história verde a abrir a edição, Superpato e o mistério de impacto zero de Marco Bosco e Andrea Freccero, como também ajudará a “desmascarar” o Tio Patinhas em Tio Patinhas e o ajudante mascarado, de Massimiliano Valentini e Salvatore Deiana. Estas e muitas, muitas outras histórias fantásticas na tua Comix de sempre que sai hoje para as bancas!



Hoje nas bancas... Disney Comix 71


Adivinhem quem está de regresso à cidade? Na Disney Comix 71 temos finalmente o SuperPato na capa de uma edição especial. Aliás, o nosso super-herói preferido terá lugar de destaque nas páginas desta edição super!!! Não só será o protagonista da história verde a abrir a edição, Superpato e o mistério de impacto zero de Marco Bosco e Andrea Freccero, como também ajudará a “desmascarar” o Tio Patinhas em Tio Patinhas e o ajudante mascarado, de Massimiliano Valentini e Salvatore Deiana. Estas e muitas, muitas outras histórias fantásticas na tua Comix de sempre que sai hoje para as bancas!



08 abril, 2014

Lançamento ASA: Michel Vaillant - Voltagem


Voltagem é o segundo álbum da colecção Michel Vaillant da ASA/Público. Inédito em Portugal, coincide em ser o segundo álbum da segunda série de Michel Vaillant editado originalmente em França em Dezembro do ano passado. Depois dos acontecimentos em Portugal, Michel Vaillant segue agora até aos EUA para uma tentativa de bater o recorde do mundo de velocidade num automóvel electrico.



Sinopse
Impedido de competir até ao final da temporada na sequência dos acontecimentos no circuito de Portimão, e abalado com a determinação do seu filho em envolver-se num negócio que ele considera incompatível com os valores da família, Michel Vaillant atravessa um período de dúvidas e incertezas. Decide, então, enfrentar um novo desafio: bater o recorde de velocidade com um automóvel eléctrico no Lago Salgado de Bonneville, nos EUA. A pressão é enorme, já que é a credibilidade e o prestígio das próprias fábricas Vaillante que estão em jogo. Falhar está completamente fora de questão, tanto por causa dos patrocinadores como do seu pai, o patriarca da família, que nunca escondeu o seu desdém pelos automóveis eléctricos.

Argumento: Philippe Graton e Denis Lapière
Desenhos: Benjamin Benéteau e Marc Bourgne

05 abril, 2014

TLS#6 já disponivel!


Já está disponivel neste endereço aqui http://issuu.com/thelisbonstudio/docs/tls_mag6 o sexto número da webmag The Lisbon Studio (TLS). Mais uma vez pauta-se por um excelente aspecto a começar pela capa que tem a assinatura de Ricardo Drumond. Como destaques apresenta o livro "INK - Lisbon Tattoos" de Marta Teives (editado pela sua Choco Com Tinta); o episódio gratuito "Praxe do Gangue das Capas Negras" (do jogo Inspector Zé e Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa) da Nerd Monkeys; as apresentações de Living Will #2 (André Oliveira e Joana Afonso, pela Ave Rara) e Tiras do Baralho! (André Oliveira e Pedro Carvalho, pela El Pep); curtas de BD por Pepedelrey, Pedro Brito, Nuno Saraiva e Pedro Moura e Amanda Baeza. Pessoalmente destaco as página de Ricardo Drumond, onde surge uma mostra das suas aguarelas da exposição individual que decorre em Viana do Castelo. Muito boas. Folheiem a webmag que vale a pena!

Aguarela de Ricardo Drumond