08 fevereiro, 2018

Colecção Torpedo 1936 - Volume 2

Hoje nas bancas foi dia do segundo volume da Colecção Torpedo 1936.

Este volume recheado de excelentes histórias abre com Rascal, história que relata o primeiro encontro entre Luca Torelli e o seu lacaio. Tem ainda Um Salário de Medo, aquela que foi a primeira aventura longa de Torpedo, e também a primeira história a ser publicada a cores e ainda A Dama dos Camelos, uma aventura em que Torpedo volta a encontrar Susan, a única mulher que o traiu e viveu para contar.

Uma das chaves do sucesso desta série foi o seu senso de humor negro, articulado especialmente nos comentários e diálogos de Luca Torelli. A falta de conhecimento da língua - lembremos, ele é um imigrante italiano – faz com que cometa erros de gramática, erros em provérbios e citações, dando origem a resultados divertidos. Muitas vezes não sabemos se está a cometer um erro ou deliberadamente a fazer piada. Os textos, seja na forma de diálogos directos e corrosivos ou como narrações na primeira pessoa, ajudam a aliviar o conteúdo escabroso das cenas e a digerir a violência, mas enfatizam ainda mais o carácter amoral do personagem. Além do humor, a natureza politicamente incorrecta do personagem foi outro factor que contribuiu para destacar esta série.

Macho convicto, Luca usa as mulheres como meros empreendimentos sexuais e não tem dúvidas em violar ou chantagear para atingir os seus objectivos. Bernet focaliza visualmente esses assuntos sórdidos de forma impecável.


Ficha técnica:
Colecção TORPEDO 1936 - Volume 2 (de 6)
Argumento de Sánchez Abulí e desenhos de Jordi Bernet
Capa dura, dimensões 195x260mm, 152 pags, p/b
Preço: € 11,9€
Editora LEVOIR, Fevereiro de 2018





Sem comentários: