24 abril, 2006

Cinco Sugestões De Leitura 1

Aproveito a ocasião da comemoração do Dia Mundial do Livro, para lançar aqui um desafio a toda a comunidade nacional bedéfila, para que apresentem, nos seus blogues cinco sugestões de leitura, da sua preferência, seja de uma revista ou álbum, nacional ou estrangeiro, mas obrigatoriamente de banda desenhada e acrescentar um pequeno texto sobre a escolha. A ideia é contagiar os leitores para a descoberta de outros autores, outras personagens. Confesso que a ideia não é original, mas sim adaptada de uma iniciativa do blogue (espanhol) La Carcel de Papel. Mas as boas ideias copiam-se. :)

Assim, numa escolha nem sempre fácil, aqui ficam as minhas cinco sugestões de leitura:

OK Corral” de Charlier/Giraud da Meribérica. A acreditar no press-release da editora Asa, divulgado aqui e a série “Blueberry”, após prolongada ausência, está finalmente de regresso a Portugal. Com o novo álbum “Dust” a ser publicado em Maio, recomendo a leitura do álbum que o antecedeu e se possivel todos os anteriores, ou não fosse esta série, a minha banda desenhada preferida.





Murena” de Jean Dufaux/Philippe Delaby da Edições Asa. Uma das mais agradáveis surpresas que tive este ano. A acção passa-se na Roma Antiga e no meio de intrigas palacianas e bastante veneno assistimos à ascensão de Nero a Imperador. Com um desenho sóbrio e um argumento baseado em acontecimentos históricos, é uma colecção a descobrir e a acompanhar com bastante interesse. Brevemente dedicarei um post a esta colecção.




V for Vendetta” de Alan Moore/David Lloyd da Vertigo. Um clássico da banda desenhada internacional que infelizmente ainda se encontra inédito em Portugal. Leiam o livro e aproveitem para ver o filme, baseado na obra, que ainda se encontra em exibição numa sala de cinema perto de si.







Vincet e Van Gogh” de Gradimir Smudja da Witloof. Van Gogh, numa noite em Arles, salva a vida de um misterioso gato chamado Vincent. Este é o ponto de partida de um álbum que é uma deliciosa mistura de desenhos e cores, que constitui um prazer para a visão, ou não fosse esta banda desenhada uma homenagem ao pintor Van Gogh e à pintura impressionista. Altamente recomendável.






Calvin & Hobbes” de Bill Waterson numa qualquer edição da Gradiva. As aventura e desaventuras de Calvin e do seu tigre de peluche Hobbes nas provavelmente mais belas e as mais bem-humoradas tiras de todos os tempos. De leitura obrigatória porque são horas de puro prazer. "Calvin & Hobbes" são mesmo as próximas personagens objecto de referência na secção das "Minhas BD preferidas".

1 comentário:

Anónimo disse...

Aqui vão as minhas 5 sugestoes:

X-men:A saga de fenix:A historia é basicamente como a Fenix foi seduzida pelo clube do inferno e passou a ser do mal e que a levou a morte,da dupla Claremont e Byre.

Superman o homem de aco:De Jonh Byre reconta a origem do Homem de aco.

Hulk de Peter David:As aventuras do gigante as vezes cinza outras vezes esmeralsa contra o Lider a Shield o X-Factor,entre outros.

Batman o Cavaleiro das trevas:Depois de estar na reforma o Batman volta a accão para linpar as ruas das gangues e enfrentar inimigos classicos como o Joker ou o Duas Caras de Frank Miller.

E Ex Machine:que conta a historia de Mitchell Hundred,que era um engenheiro civil ate sofrer um acidente com um estranho objecto que lhe da o poder de comunicar com as maquinas,depois de criar um fato atraves da visoes que recebia,ele é auxiliado pelo seus amigos Kremlin e Bradbury (durante as suas actuacoes como Great Machine),o primeiro é o homem que o criou e o segundo é seu guarda costas actual,depois de actuar um tenpo como super-heroi ele chega a conclusão que talvez ajuda-se mais como perfeito e decide candidatar-se sozinho sem qualquer tipo de apoio partidario contando apenas com as assinaturas que iria obter apos revelar a sua verdadeira identidade.´
É a historia deste mandato que é contada aqui atraves de flashbacks ou da sua infancia ou do tenpo em que actuou como Great Machine.De Brian K.Vaughan.

Abracos
Grimlock