08 outubro, 2008

A caminho do FIBDA’2008... (3)

Foi hoje a apresentação do programa da edição do 19º FIBDA e quer me parecer que as exposições e as iniciativas previstas serão sem dúvida a grande MAIS-VALIA da edição deste ano. Destaco o núcleo central “transformado” num Astroporto (piso 0) que dará acesso a uma nave cósmica (piso-1), a exposição de originais nunca antes exibidos de Alex Raymond (autor de Flash Gordon), exposições de autores como Gimenez, Pat Mills e Liberatore e a exposição dedicada ao tema “Star Wars” (em parceria com Star Wars Clube de Portugal) que conta inclusive com a participação de fãs estrangeiros que se associaram à iniciativa e prometem apresentarem-se vestidos “a rigor”.

Relativamente aos autores convidados, revelo aqui a minha semi-desilusão, ou seja, não há uma grande surpresa apesar da qualidade. Entre os presentes, alguns que repetem a presença em Portugal, destaco Jean-Claude Denis (presente em 2006), Maurício de Sousa (presente em 2006), Pat Mills (presente em 1998) e Dave Mckean (esteve no festival de Beja deste ano). Curiosa vai ser a presença inédita de um autor chinês, Yu Lu de seu nome, que apesar de ser um perfeito desconhecido entre nós (e no Google) terá o seu cartão-de-visita na exposição colectiva de BD de Ficção Cientifica da China. Outros autores poderão confirmar ainda a sua presença, e entre eles posso dizer o nome de Xulio Das Pastoras.

Foi uma conferência de imprensa agradável, que deu para perceber a importância do apoio da CM da Amadora e onde tive oportunidade de conhecer e trocar umas impressões com Bongop do blogue “Leituras de BD”. Deixo também aqui uma palavra de agradecimento ao José Eduardo Ferreira da organização.

Faltam 16 dias para a grande festa da BD!

Sem comentários: