26 abril, 2009

V Festival Internacional de BD de Beja

Fernando Gonsales é, sem dúvida, um dos mais geniais autores de banda desenhada do país irmão. As piadas com as tiras de Níquel Náusea, o rato de esgoto que queria ser o Mickey no lugar do Mickey, têm feito rir os mais mal-humorados um pouco por todo o lado… Além do Níquel, a galeria de Gonsales é composta pelo Rato Ruter (um rato mutante, gordo como um gato), pelo Sábio do Buraco (rato velho, entendido em várias matérias), pela rata Gatinha (quem tem ninhadas de dez em dez minutos), pela barata Fliti (viciada em Baratox), e por dezenas de personagens… humanos.

O autor estará presente em Beja nos dias 30 e 31 de Maio…

E porque o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja é um Festival aberto a todas as tendências e a todos os públicos, estão previstas exposições para os mais pequenos, dos autores: Carlos Rocha e Rui Cardoso.

Carlos Rocha é um talentoso autor algarvio (que verá lançado pela Bedeteca de Beja o livro "O Maior de Todos os Tesouros", logo no segundo dia do Festival).

Rui Cardoso é talvez o mais popular autor de banda desenhada e cinema de animação português entre os mais novos... Quem é que nunca ouviu falar n'Os Patinhos?

Os autores estarão presentes em Beja nos dias 30 e 31 de Maio…

7 comentários:

Bongop disse...

Bem... este ano se lá for, irá ser para rever o pessoal. E talvez para me assinarem o Blankets ;)
E tirar umas fotos!
:D

DC disse...

Há um autor que vem que não sei porque não foi ainda divulgado. Gary Erskine!
Arte-final: The Filth (Grant Morrison e Chris Weston), Fantastic Four: First Family (Joe Casey e Chris Weston)
Desenhou: Dan Dare (Garth Ennis), City of Silence (Warren Ellis)
Imensa coisa que não me lembro agora mas uma procura rápida dá-vos alguns resultados muito bons.

refemdabd disse...

Grande DC! Estava eu a ver que não haveria alguém realmente de jeito para pôr uns rabiscos nas capas dos meus comics, e lá vens tú com uma excelente notícia: Gary Erskine. Se lá for, levarei, para além de um Níquel Naúsea (do qual sou fã), os meus The Filth, Dan Dare e talvez (se os encontrar) os números da série Hellblazer onde ele colaborou.

refemdabd disse...

Já agora: Os Patinhos têm um grande fã lá em casa também. É verdade!

DC disse...

refem, o Dan Dare vale mesmo a pena? Fiquei dividido entre Dan Dare e Army@Love (argumento e desenho de Rick Veitch) e comprei este último (que digo desde já é muito bom, uma excelente sátira à máquina de guerra americana além de uma intricada novela entre imensas personagens. Uma mistura de Desperate Housewives com filmes de guerra).
Sempre chegaste a comprar o Aestheric Mechanics do Ellis? Na Previews deste mês vem a próxima graphic novel dele, Frankenstein Womb que promete. Existe versão HC mas pelo que percebi, é só para Direct Market, as lojas especializadas(?).

Ando atrás de livros com histórias dos Patinhos para oferecer mas não encontro. Recomendas ou conheces algum?

refemdabd disse...

@DC: O Dan Dare é um puro e duro revivalismo do personagem, já antigo. Não o considerarei um must-have ou um must-read. A estória está bem conseguida e o desenho é bom, sem ser sensacional. O Mark, que é Inglês, considerou ser uma "ganza" recriar esses grandes heróis genuinamente Britânicos, primeiro com o "nosso" Alvega (hehehe) e depois com o Dan Dare. É o sublimar do orgulho Britânico. Pessoalmente eu gostei e achei uma leitura ligeira de fim de tarde na varanda.

O Aestheric Mechanics não comprei, mas está na lista (embora não tenha prioridade e já foi até ultrapassado por outros); o género policial não me está, por agora, nas veias.

Frankenstein Womb vou esperar para ver. Não fiz pre-order dela.
Neste momento tenho em pre-orders uma montanha de coisas, entre elas: Wolfskin - limited edition (Ellis); Absolute V for Vendetta (Moore); The life and times of Martha Washington in the XXI century (Miller); Little Lulu: the Alamo and other stories (Marge); Harvey comics classics #5; Absolute Promethea (Moore); Absolute Death (Gaiman); Trump (Kurtzman, et al); Y: the last man deluxe edition book 2 (Vaughan); Secret Wars II Omnibus HC (McGuiness cover); Dreadstar: Definitive Collection (Starlin); Batman R.I.P. deluxe edition (Morrison); Avengers the initiative vol.4 HC. Uma porrada deles, como vês.

Estão para chegar esta semana: "Secret Wars Omnibus"; "Serenity - Those left behind" (Joss Whedon); "Serenity - Better Days" (Conrad et al); "Heroes vol 2" (Joe Kelly); "Dark Tower: Treachery premiere HC" (Furth); "Orbiter" (Ellis); "Atmospherics" (Ellis).

Para além de todas as standing orders que já tenho na BDMania.

Estão a chegar as férias...tenho que ter leitura.

O Patinhos têm um álbum com montes de estórias incluídas lançados pela TVGuia (acho eu), mas não te consigo ajudar do que isto, infelizmente.

DC disse...

Tens material para um ano de leituras lol
Saiu há algum tempo uma Limited Edition com todas as estórias do Gravel (Strange Kiss, Stranger Kisses, Strange Killings, etc etc).
Falam muita mal do Secret Wars II. Vê lá :P
Batman do Morrison só me faltam 3 comics para ter completo. Belas pechinchas que apanhei.

Onde é que conseguiste o Orbiter do Ellis? É uma das muitas graphic novels dele que são dificeis de encontrar (assim como Ministry of Space, Red, Ocean, Global Frequency, Desolation Jones entre muitos outros).

Tenho que procurar esse álbum dos patinhos. Dizes que foi lançado pela TVguia? Ou é um album com as estórias da TVguia mas lançado "à parte"?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...