22 abril, 2011

17.ª Edição do Moura BD

Em Moura, abrem-se hoje as portas da 31.ª edição da Feira do Livro e da 17.ª edição do Salão Internacional de Banda Desenhada - Moura BD daquela cidade alentejana. Pela primeira vez, as duas iniciativas decorrem em simultâneo em tendas montadas para o efeito na Praça Sacadura Cabral.
Por essa razão, “Viajantes de papel” é o tema do Salão Moura numa associação com a Feira do Livro.

As homenagens a Victor Mesquita e ao espanhol Tito, a quem serão outorgados os troféus “Balanito de Honra” para autor português e autor estrangeiro, respectivamente, e um “Balanito especial” a título póstumo para Carlos Roque são alguns dos momentos altos do programa.

Da programação consta ainda a edição de um Caderno Moura BD dedicado a Victor Mesquita, e a apresentação pública de um Livro da Protecção da Natureza sobre o Lince. Podem ainda ser vistas 12 exposições nos espaços do Inovinter, com os trabalhos dos vencedores dos concursos sobre BD, promovidos pela Câmara, de três dos homenageados, outra sobre o lince. Incluem-se ainda trabalhos sobre os 20 anos de Carlos Laranjeira (Record e Correio da Manhã), sobre o albanês Agin Sulage, “Para além do Patinho”, de Rui Cardoso, com filmes animados, e “Alexandre Herculano na Banda Desenhada – 100 anos”.
Haverá ainda uma sessão com filmes do André Infante, uma sessão de caricaturas ao vivo e uma visita guiada à exposição do Tintin, que exibe peças da colecção de António Mata, um dos maiores tintinófilos do nosso país.

O programa oficial das festas, que se prolongam até ao dia 8 de Maio, pode ser consultado aqui.

Sem comentários: