10 setembro, 2011

XVII Salão Internacional de BD de Viseu

XVII Salão BD Viseu


Começa hoje na cidade de Viseu, integrado no programa de exposições da secular Feira de São Mateus, o Salão Internacional de Banda Desenhada daquela cidade, que já vai para a sua 17ª edição.Tendo por tema "Cidades na BD", o salão que decorrerá entre os dias 10 e 21 de Setembro, apresenta um programa de exposições bastante variado, e entre os vários motivos de interesse destaco a presença no fim-de-semana inaugural do conhecido desenhador italiano Fábio Civitelli, que penso que será o primeiro autor a marcar presença nos quatro festivais de BD que se realizam no nosso pais, a saber: Amadora, Beja, Moura e Viseu.
Uma programação especial foi preparada para receber este autor de TEX, que inclui a inauguração da exposição "As Cidades de Tex no velho Oeste", conferência, sessão de autógrafos e uma tertúlia texiana ao jantar. Mais pormenores sobre esta matéria podem ser consultados no Tex Willer Blog.
Outras exposições, tendo como fundo cenários urbanos, abrangerão personagens como Alix ou Corto Maltese e ainda obras de vários autores nacionais e estrangeiros.Certamente bons motivos de interesse para os visitantes do único festival de BD que se realiza no norte do País!

2 comentários:

RuiR disse...

Ora aí está de volta o serviço público.

Estava a ver que não ias ter direito ao desenho que o Civitelli fez especialmente para o festival.
No sábado andava lá um "gajo" a pedir uma cópia autografada para o responsável deste blog :-)

Em relação à edição deste ano, está a acompanhar a crise, um pouco mais fraquinha do que a anterior à dois anos.
Isto toca a todos, e lá me informaram que se não fosse a parceria com Moura e especialmente com a organização da Feira de S. Mateus não tinha sido possível pôr esta edição no ar.

Tirando isso, passou-se uma tarde agradável, em especial devido à tertulia Texiana que estava muito bem representada (como sempre).

Foi pena o Eugénio Silva, que era o outro homenageado, não poder estar presente por motivos de saúde. Lá fiquei com "O Crime de Arronches" por autografar.

Para compensar, perdi outra vez a cabeça, e trouxe mais uma página do Civitelli para o meu arquivo ;-)

Abraço.

Nuno Neves disse...

Amigo Rui, não podia deixar de divulgar um festival de bd que se realiza em Portugal!

Quanto à crise, pergunto-me quantos eventos é que vão sobreviver a esta tempestade. Felizmente que com a perseverança de alguns e o apoio de outros as coisas ainda se vão realizando. Veremos quanto tempo mais!

Aproveito e peço-te se o vires, agradece ao "gajo" que teve a amabilidade de arranjar o desenho autografado do Civitelli! :)

PS A tua colecção de originais começa a ser digna de figurar na net!

Abraço