28 outubro, 2011

22º Amadora BD - Programa para o 2º fim-de-semana

No próximo fim-de-semana há a Festa da Caricatura do Amadora BD.

No Sábado, a Festa sai porta fora do Fórum e vai “invadir” a estação da CP no Rossio, entre as 14 e as 14.30 horas. Aos caricaturados no Rossio e no trajecto de comboio até à Amadora é oferecida uma entrada no Festival. Depois instala-se nos Recreios da Amadora (na Avenida Santos Mattos, perto da estação da CP da Amadora) entre as 15 e as 17 horas.
Os autores presentes são: Gogue, Zé Oliveira, Onofre Varella, Ricardo Galvão, Bruno Taveira, Pedro Ribeiro Ferreira, Pedro Manaças, Rui Duarte e Gon. Atrevam-se... até porque são gratuitas!

No Fórum, entre as 15 e as 18 horas, nas sessões de autógrafos, estão previstos estar presentes os seguintes autores: André Caetano, André Mealha, Bruno Ribeiro, David Soares, Eric Maltaite, Filipe Andrade, Filipe Pina, Geral & Derradé, Hugo Jesus, Hugo Teixeira, Jeffrey Teixeira, Nelson Martins, Paulo Monteiro, Peggy Adam, Rui Lacas, Shannon Wheeler, Spacca, Victor Mesquita e Vidazinha.

Pelas 18.30 horas, vai ter lugar no auditório dos Recreios da Amadora, a cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada e dos prémios referentes aos Concursos de BD, Cartoon e de Ilustração Municipal, organizados pelo Festival. Melhor Álbum Português, Melhores Argumento e Desenho para Álbum Português, Melhor Álbum de Autor Português em Língua Estrangeira, Melhor Álbum Estrangeiro editado em Portugal, Melhor Ilustração para Livro Infantil de Autor Português, Melhor Ilustração para Livro Infantil de Autor Estrangeiro, Melhor Fanzine, Melhor Álbum de Tiras Humorísticas, Clássicos da 9ª Arte, Prémio Juventude e Troféu de Honra, são as categorias que integram os PNBD.

Para os visitantes do festival, o Amadora BD e a Barraqueiro oferecem um serviço de transporte gratuito entre as 15 e as 16h e as 18 e as 19h, com o seguinte percurso (paragem de cerca de 5 minutos em cada ponto):

Estação de Metro Alfornelos
Estação da CP da Reboleira
Estação da CP da Amadora
Estação de Metro Amadora Este
Fórum Luís de Camões
Estação de Metro Alfornelos
Estação da CP da Reboleira
Estação da CP da Amadora
Estação de Metro Amadora Este
Fórum Luís de Camões
Estação de Metro Alfornelos

Para Domingo, no Fórum Luís de Camões, o Amadora BD propõe pela manhã: Atelier de Cinema de Animação e Música Digital e a Hora do Conto, com a história encenada “O Soldado João”, de Luisa Ducla Soares.

Por volta das 11 horas, o director do Amadora BD faz uma visita guiada às exposições.

Entre as 11 e as 12.30 horas há a festa da caricatura. No periodo da tarde, continuam as sessões de autógrafos com os autores: André Caetano, Carlos Pedro, David Soares, Eric Maltaite, Fernando Dordio, Geral & Derradé, GEvan..., Gogue, Hugo Teixeira, João Martins, João Mascarenhas, José Ruy, Luiz Gê, Maria João Worm, Mário Freitas, Nelson Martins, Nuno Duarte, Osvaldo Medina, Peggy Adam, Rui Lacas, Shannon Wheeler, Spacca, Victor Mesquita e Xaquin Marin. As sessões de autógrafos realizam-se das 15h às 18h.

Para mais informações não deixem de consultar o sitio oficial do festival. Aproveitem o fim-de-semana para visitar o Amadora BD!

Sem comentários: