18 janeiro, 2012

Os primeiros nomes do MAB

A pouco menos de dois meses da sua realização, começam a ser conhecidos os nomes dos primeiros autores de banda desenhada confirmados (a lista ainda não está fechada) para o 1º MAB-Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada.
Um olhar pelos nomes estrangeiros e tirando o nome de Fábio “Tex” Civitelli, que com a sua presença no fim-de-semana de 17 e 18 de Março faz o pleno em termos de festivais de BD que se realizam em Portugal, os restantes autores anunciados revelam-se para mim como uma arrojada surpresa.
A aposta vai para nomes pouco comerciais, muito provavelmente desconhecidos do grande público, mas que se apresentam igualmente como autores nas áreas da ilustração e da animação, e à excepção do alemão Ulf K. com um livro editado pela Polvo, dos restantes desconheço a existência de qualquer obra publicada em Portugal.
Da nota de imprensa divulgada, destaco a exposição dedicada aos 75 anos do personagem Príncipe Valente criado por Hal Foster, com a coordenação e cooperação do editor Manuel Caldas.
Deixo os nomes já anunciados com a nota que estão ainda por confirmar presenças de autores do Reino Unido, Bélgica, Espanha e Portugal.


Alemanha:
- Lars Henkel (autor de banda desenhada, ilustração e animação)
- Ulli Lust (autora de banda desenhada e ilustração)
- Anke Feuchtenberger (autora de banda desenhada e ilustração)
- Ulf K. (autor de banda desenhada e ilustração)

Itália:
- Fábio Civitelli (autor de banda desenhada)

Bélgica:
- Thierry Van Hasselt (autor de banda desenhada)
- Olivier Deprez (autor de banda desenhada)
- Denis Deprez (autor de banda desenhada)

Portugal:
- Regina Pessoa (autora de banda desenhada, ilustração e animação)
- Filipe Abranches (autor de banda desenhada e animação)
- Pedro Serrazina (autor de animação)
- Hugo Teixeira (autor de banda desenhada)

O MAB realiza-se na cidade do Porto, nos fins-de-semana de 10/11 e 17/18 de Março próximo.

Até ao final deste mês será lançado o website oficial do evento onde constará a restante programação do evento, actividades do mesmo, preços e formas de aquisição dos bilhetes além dos restantes autores presentes e demais informação.

Contacto: festivalmab@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/MABInvicta

Rectificação:
Na sequência deste texto, fui contactado pelo Rui Brito, editor da Edições Polvo, a quem agradeço a informação, que o autor Ulf K. tem dois livros (e não um) editados em Portugal por esta editora: "O Ano em que fomos Campeões Mundiais", com texto de Andreas Dierssen (Colecção Primata Comix) e "A Primeira Estrela e Outras Histórias" (Colecção Prontuário). A autora Anke Feuchtenberger também já foi publicada em Portugal, na revista Azul BD Três, editada pela Jogo de Imagens. Fica assim a informação actualizada.

Sem comentários: