29 agosto, 2012

Lançamento SAIDA DE EMERGÊNCIA: O Cavaleiro de Westeros


Poderá parecer estranho que uma editora como a Saída de Emergência, conhecida pela publicação de livros de literatura fantástica, anuncie o lançamento de uma obra de banda desenhada. Mas na verdade, não é inédito nesta editora este tipo de edição, se nos lembramos do álbum É de Noite que Faço as Perguntas, da autoria de David Soares e desenhado por Jorge Coelho, João Maio Pinto, André Coelho, Daniel da Silva e Richard Câmara, lançado no ano passado.

Depois a Saída de Emergência é a editora portuguesa do magnifico George R. R. Martin. E assim torna-se quase natural esta aposta na novela gráfica O Cavaleiro de Westeros, uma história adaptada por Ben Avery de um conto de George Martin e desenhada por Mike S. Miller, que decorre no cenário de Westeros, cerca de noventa anos antes do início do primeiro livro das Crónicas de Gelo e Fogo, no tempo do rei Daeron, com o reino em paz e a dinastia Targaryen no auge do seu poder.

Quando a vida de um cavaleiro termina, a sua morte pode ser o começo de uma nova vida para o seu escudeiro. Intitulando-se de “Sor Duncan, o Alto”, o jovem Dunk parte em busca de fama e glória no torneio de Vaufreixo, mas também sonha em prestar juramento como cavaleiro dos Sete Reinos. No caminho, encontra um rapaz misterioso que está determinado em ajudá-lo na sua demanda. Infelizmente para Dunk, o mundo pode não estar preparado para um cavaleiro que mantém a sua honra. E os seus métodos cavalheirescos podem vir a ser a sua ruína…

O lançamento está previsto para o dia 14 de Setembro.

28 agosto, 2012

Lançamento Devir: The Walking Dead 03 - Segurança na Prisão


Paulatinamente a DEVIR vai publicando em português a série Walking Dead. Desejávamos claro um ritmo de edição mais rápido, mas o caminho faz-se caminhando. Anuncia agora o lançamento do volume 3 – Segurança na Prisão. Em termos de história, tudo se torna muito mais interessante a partir daqui. Com a chegada do grupo de Rick a uma prisão na qual julgam encontrar um refúgio seguro, assistimos não só a um desenvolvimento maior de algumas personagens mas também a um despoletar de um conjunto de acontecimentos que irão marcar o grupo de forma irreversível. Como fez em edições anteriores, a DEVIR acompanha com o lançamento deste novo volume a estreia em televisão da nova temporada – em Portugal dia 17 de Outubro  Marquem na agenda: os mortos-vivos estão de volta!

27 agosto, 2012

Lançamento: O Zen de Steve Jobs


Terminados que estão quase os meses de Verão, a Devir volta à carga preparando-nos para um resto do ano que se prevê interessante e movimentado em termos da edição de bd em Portugal.

Desta editora chega O Zen de Steve Jobs que conta a história da relação de Steve Jobs (falecido no ano passado) com Kobun Chino Otogawa. Kobun era um monge Zen Budista que emigrou do Japão para aos EUA no início dos anos 70 a 2011. Era um inovador, sentia pouca simpatia por regras e tinha uma paixão por arte e design. Kobun era para o Budismo o que Jobs era para o mundo do negócio de computadores: um dissidente e um espírito independente. Não demorou muito a ficarem amigos.
Esta novela gráfica é um re-imaginar dessa amizade centrada no período após o exílio de Jobs da Apple em 1985. O  tempo que passaram juntos veio a ter uma importância fundamental no enorme salto que a Apple deu mais tarde na inovação e design dos seus produtos e na sua estratégia de negócio.
Da autoria de Caleb Melby e Jesse, ilustra aspetos da vida de Steve Jobs pouco focados na biografia de Jakobson, sendo uma leitura estimulante para amantes do empreendorismo empresarial, criativos e fãs da Apple em geral. Uma edição já traduzida para vários países, que chega agora a Portugal em capa dura com 80 páginas a cores. Ficam algumas imagens.


19 agosto, 2012

O novo espaço FOTOBD


Se há dois objectos que me acompanham nas idas a festivais de banda desenhada são um livro de autógrafos e uma máquina fotográfica. No livro de autógrafos reúno espantosos desenhos que de forma irregular vou aqui publicando na rubrica desenhos autografados; com a máquina fixo momentos, alguns dos quais selecciono para ilustrar os textos no blogue, mas sobejam em arquivo largas dezenas de imagens sobre as quais já me tinha interrogado qual o sentido de as guardar se não for para serem vistas. Em parte para dar resposta a esta minha necessidade, criei no facebook a página das notas bedéfilas (já agora passem por lá e ‘gostem’).
Posteriormente, e nos últimos tempos, em várias conversas com a Cristina Costa Amaral, igualmente fotógrafa e provavelmente mais fotógrafa do que eu, concluímos que um espaço que centralizasse uma colecção de fotografias sobre a temática da banda desenhada, funcionando como uma espécie de arquivo fotográfico público contribuiria para uma maior divulgação da banda desenhada em Portugal. E assim no facebook nasceu o projecto FOTOBD!
Uma página cujo objectivo é mostrar através de uma objectiva o que é a 9ª arte, os seus autores, lançamentos de livros, fanzines, revistas, bem como divulgar e partilhar as exposições, eventos e festivais de Banda Desenhada/Comics/Manga/Cartoon. Agora aos poucos vai-se criando o arquivo FOTOBD. Da minha parte fica o convite (deixo o link em baixo) para passarem por lá, para gostarem e contribuírem!

17 agosto, 2012

Lançamento: O Hobbit


Enquanto aguardamos que a DEVIR nos faça uma surpresa com a edição em português de Habibi, a editora aproveitando o impacto da estreia em cinema da primeira de três partes de O Hobbit, de Peter Jackson - prevista para Dezembro deste ano - e anuncia o lançamento, penso que será uma reedição melhorada, de O Hobbit em banda desenhada.
Trata-se da adaptação gráfica do excelente livro de JRR Tolkien, que narra acontecimentos anteriores aos da trilogia Senhor dos Anéis, O Hobbit conta a história de Bilbo Baggins, um hobbit pacífico e amante dos confortos do lar, cuja vida é virada de pernas para o ar pela aparição do feiticeiro Gandalf e de um grupo de anões que o arrastam numa arriscada aventura cheia de perigos em busca de um tesouro fabuloso.
Com a adaptação de Charles Dixon e Sean Deming e a desenho de David Wenzel, esta nova edição apresenta-se em capa dura com 140 páginas a cores. Um livro que para crianças e jovens serve de introdução ao fantástico universo de JRR Tolkien.

09 agosto, 2012

Desenhos autografados (27): Davide Gianfelice


Porque hoje é dia de ir ver «The Dark Knight Rises» no cinema, partilho aqui o desenho do Cavaleiro das Trevas feito por Davide Gianfelice, aquando da sua passagem pelo 3º AniComics realizado em Maio passado. Ainda que as maiores solicitações fossem para a personagem Daredevil, o traço não se perdeu num desenho do Batman a página inteira.

06 agosto, 2012

Os Ursos Morrem?

Intitulada Failed Bear Suicides é uma deliciosa webcomic de autores portugueses que corre actualmente no facebook. As mil e uma tentativas de suicídio de um urso (para já ainda só vai na décima) de um pacato urso de peluche revela-se uma bem-humorada narrativa onde o final previsível conduz sempre ao desfecho pouco feliz para... um coelho branco anteriormente conhecido justamente pela sua tendência suicida. Os argumentos inspirados têm a assinatura de Ivo Sousa Dias (o último publicado é da autoria de heleno menino)e o desenho verdadeiramente fantástico que enche as páginas é do sempre fantástico Osvaldo Medina. O resultado é muito bom e obviamente recomenda-se...

05 agosto, 2012

Lançamento: Os Piratas do Deserto


Regressado de férias, retomo este espaço para anunciar um novo lançamento a editora ASA. Trata-se da adaptação feita pelo autor português Santos Costa para banda desenhada de romances de Emílio Salgari que foram publicados entre nós em livro. Agora surge o álbum Os Piratas do Deserto que adapta o díptico A Formosa Judia e Os Piratas do Deserto, onde Santos Costa recupera algo que já havia sido feito nas páginas do saudoso Mundo de Aventuras, onde publicou “Os Tuaregues”, “O Último Tigre” e “A Formosa Judia”. Esta última história publicada em 32 pranchas dá agora lugar a uma narrativa mais completa de 165 pranchas. A sessão de apresentação deste álbum está marcada para o próximo dia 16 de Agosto, as 18H30 no espaço Leya da livraria Buchholz, em Lisboa.

Ficam algumas páginas.