12 maio, 2013

Nomeados aos Prémios Profissionais de BD de 2013

Anunciado durante o festival AniComics, que decorreu durante este fim-de-semana, já são conhecidos os finalistas dos Prémios Profissionais de BD de 2013. Traduz o resultado de uma votação que envolveu um júri variado composto por 25 personalidades ligadas à Banda Desenhada em Portugal. Pessoalmente na parte que me coube, como jurado, tentei diversificar as minhas escolhas e dar alguma visibilidade a algumas obras que, na minha opinião, o mereciam. O objectivo não foi alcançado. Era difícil contrariar o óbvio. Mas considero que as três obras que obtiveram o maior número de nomeações, a saber, O Baile (Kingpin) de Joana Afonso e Nuno Duarte, Diário Rasgado (Mundo Fantasma) de Marco Mendes e Han Solo (Polvo) de Rui Lacas apresentam pontos fortes nas categorias em que estão nomeadas e no seu conjunto são o melhor que se editou em livro no ano passado em Portugal. Deixo a lista completa dos nomeados e a indicação que o anúncio dos vencedores do PPBD'2013 está marcado para o próximo dia 24 deste mês. No Festival de BD de Beja, que tem inicio a 01 de Junho estarão expostos os trabalhos dos vencedores.

OS NOMEADOS

ÁLBUM DO ANO

O BAILE (KINGPIN BOOKS)
DIÁRIO RASGADO (MUNDO FANTASMA)
HAN SOLO (POLVO)
SANGUE VIOLETA E OUTROS CONTOS (EL PEP)


ARGUMENTISTA DO ANO

NUNO DUARTE (O BAILE)
MARCO MENDES (DIÁRIO RASGADO)
RUI LACAS (HAN SOLO e ASTEROID FIGHTERS 2 – OS ORÁCULOS)
MIGUEL PERES (CINZAS DA REVOLTA)


DESENHADOR DO ANO

JOANA AFONSO (O BAILE)
MARCO MENDES (DIÁRIO RASGADO)
RUI LACAS (HAN SOLO e ASTEROID FIGHTERS – OS ORÁCULOS)
AFONSO FERREIRA (LOVE HOLE)


COLORISTA DO ANO

JOANA AFONSO (O BAILE)
RUI LACAS (HAN SOLO e ASTEROID FIGHTERS 2 – OS ORÁCULOS)
ARTUR CORREIA (O PAÍS DOS CÁGADOS)
JOÃO AMARAL (CINZAS DA REVOLTA)


LEGENDADOR DO ANO

MÁRIO FREITAS (O BAILE)
MARCO MENDES (DIÁRIO RASGADO)
RUI LACAS (ASTEROID FIGHTERS 2 – OS ORÁCULOS)
RUI LACAS e HUGO JESUS (HAN SOLO)


DESIGNER DE PUBLICAÇÃO DO ANO

MÁRIO FREITAS (O BAILE)
MARCO MENDES (DIÁRIO RASGADO)
RUI LACAS (HAN SOLO)
JOANA PIRES (MESINHA DE CABECEIRA #23)


ANTOLOGIA DO ANO

ZONA DESENHA (ASSOCIAÇÃO TENTÁCULO)
GRAPHITE #O (GBS EDIÇÕES)
MESINHA DE CABECEIRA #23 (CHILI COM CARNE)
ZONA NIPPON 1 (ASSOCIAÇÃO TENTÁCULO)


WEBCOMIC DO ANO

MARGEM SUL (PEDRO BRITO)
THE MIGHTY ENLIL (PEDRO CRUZ)
OS POSITIVOS (OS POSITIVOS)
STORY OF GODZ (PEDRO FERNANDES, GEVAN, LUÍS VALENTE – YUCCA STUDIOS)


Uma nota final vai mesmo para a injustiça que foi a não nomeação da Garagem de Kubrick na categoria de Webcomic do Ano. Mas fica aqui o convite para clicarem no título e passarem por lá!

6 comentários:

Santos Costa disse...

Nuno Neves

Quando diz que não podemos contrariar o óbvio, concordo consigo, porquanto também estive nas votações. Já não concordo quando se fala em injustiça, uma vez que as votações decorreram com um número alargado de jurados.
Se fossemos para esse campo, que havia de eu dizer, que tinha uma obra a concurso, onde não podia votar nela e nem sequer foi nomeada?
Desculpe-me, mas há justiça quando há liberdade de escolha e cada qual vota segundo a sua consciência.
Não me interessa saber quem votou em quem, nem eu direi em quem votei. No júri há pessoas que declaradamente não gostam do meu livro e têm todo o direito de não votarem nele. Provavelmente, se eu soubesse de antemão que iriam fazer parte do lote de jurados alguns nomes (embora eu não os conheça pessoalmente nem eles a mim), não aceitaria integrar a equipa e evitaria, desse modo, o hiato na votação que representa o facto de eu não poder (e bem) votar em obra própria.
O resultado pré-final é o que se anunciou e o final será a seu tempo anunciado. Seja ele qual for, é justo, porque a justiça, nestes casos, resulta de um exercício livre de cada um ao contribuir para um todo.
Quem me conhece sabe que eu sou franco e directo. Talvez, por ter esses "defeitos", tenha conseguido granjear inimigos de estimação na BD, mesmo sem me conhecerem pessoalmente ou que tenham alguma queixa sobre males que eu lhes tenha feito.
Permita-me corrigir um pormenor: o Nuno, tal como eu, não é júri (como disse acima), mas faz parte de um júri; logo, é jurado.

Nuno Neves disse...

Viva Santos Costa,
Obviamente que o termo “injustiça” tem aqui um enquadramento muito próprio, ou não tivesse a expressão “justiça” um conceito muito lato. O meu sentido de justiça, toldado por gostos e valores, divergirá muito naturalmente do seu e de outros jurados. Nada mais natural. Ao aceitar integrar o júri, implicitamente aceitei as regras do jogo e o consequente resultado. Se este coincidir com as minhas preferências fico satisfeito; se não coincidir os meus gostos também não se alteram em função disso. E se no caso em concreto escrevi injustiça é porque injustiça queria escrever. Na minha opinião, o óbvio toldou as escolhas e eu aqui quis manifestar um estado de alma. Sem polémicas. Abraço

PS Tem toda a razão no pormenor apontado... jurado sou!

Santos Costa disse...

Nuno
E fez muito bem em desabafar. Se calhar outros ainda dirão pior e sem o afirmarem publicamente. Disse: o óbvio pode ter toldado as escolhas. Também concordo.
Relativamente aos gostos, ainda bem que há diversidade entre nós, os autores, os divulgadores, os críticos e os estudiosos, porque entre o público também a há e esta, frequentemente, não é coincidente com algum ou alguns dos apontados.
De resto, gostei de trocar ideias consigo. Também sem polémicas. E, já agora, quero manifestar-lhe o apreço pelo trabalho que tem graciosamente desonvolvido em benefício da BD - enfim, da BD em geral, no seu todo.
Abraço

Diogo Semedo disse...

Caro Nuno,

Onde e quando vão ser anunciados os vencedores dos PPBD?

Sabe-me dizer?

Nuno Neves disse...

@Santos Costa, sempre disponivel para um troca de ideias. Obrigado pelas palavras de apreço. Abraço

@Diogo, a informação que disponho, até ao momento é que o anúncio dos vencedores será feito no dia 24 de Maio em cerimónia oficial na Torre do Tombo. Abraço

Diogo Semedo disse...

Obrigado caro Nuno. Provavelmente vamo-nos cruzar na Torre do Tombo dia 24. Até lá.