27 julho, 2013

Mundo Fantasma apresenta Lixo Futuro


A Mundo Fantasma, uma loja de banda desenhada da cidade do Porto (procurar no Centro Comercial Brasília), senão das melhores a norte, é sem dúvida das mais dinâmicas. E esta dinâmica traduz-se, por exemplo, na promoção de autores através de exposições na galeria anexa à loja. Lixo Futuro dá o nome a mais uma destas mostras que inaugura hoje por volta das 17H na Galeria Mundo Fantasma. Fica a apresentação dos autores presentes, cujo trabalho tem sido publicado essencialmente em fanzines:

Esta é a última geração de seres-vivos. Depois disto, só lixo. Pior do que já existe. Somos um baby boomer invertido. Somos o fim, o omega. Somos o início do caos. Queremos o apopcalipse, com paixão. Somos idólatras da aldeia global. Usamos a nossa arte, não no sentido da salvação, mas da consternação. Celebramos o Futuro na esperança que ele seja pior. De promessas está o mundo cheio. Aceitamos as coisas como elas são, sem stress. Que morra o presente. Somos o lixo futuro.

Afonso Ferreira
Criador das BD's "Love Hole", "Dolphin and Dolphino" e "Spike N Mike"
Nascido em Portugal em 1988 no mesmo dia que o Hérge, criado por BD's e televisão. Já trabalhou para revistas, websites, televisão e publicidade. Tem também vários trabalhos publicados em zines e antologias.

Amanda Baeza
Devoradora feroz de publicações independentes, sua dieta é enriquecida por uma forte predilecção por banda desenhada e música. Foi avistada pela primeira vez em 1990 e actualmente reside em Lisboa.

Ana Matilde Sousa (aka HETAMOE)
Nasceu em Lisboa e é demasiado velha para andar a fazer bonecos e ver desenhos animados. De dia, é uma boa menina que anda a tirar um doutoramento em Pintura na FBAUL. Quando o sol se põe, faz parte do colectivo de zines Clube do Inferno (para compensar). Quando for grande, o seu sonho é ter uma dakimakura.

André Pereira (aka Robô Independente )
Tem 26 anos e é da Figueira da Foz. Só começou a fazer zines em 2012 porque andou a perder tempo com Final Fantasy no liceu e com um curso de Arquitectura na universidade. Nos intervalos, foi participando nos concursos de BD do FIBDA, onde ganhou uns trocos. Agora faz parte do colectivo Clube do Inferno, com mais 3 pessoas fixes de Lisboa; para esta editora já desenhou o Enjoo de Invocação, o Inner Math/Megafauna e o 9:2:5. Não os escreveu a todos. Por estes dias anda a desenhar a próxima aventura do Super Pig. Colaborou com histórias curtas no Lodaçal Comix, no Preto no Branco e no Parasitas.

Daniela Viçoso
Nascida a 16/01/1990, em Faro, bué de longe. Estudou Pintura nas Belas Artes nem sei bem porquê mas ao menos acabou o curso. Gosta muito de bonecos.
http://cargocollective.com/bambibonbon

Paula Almeida
Tem 16. Gosta de fazer bonequinhos e nas horas vagas vai à escola pra tirar notinhas. Não faz ideia do que está a fazer 666% do tempo. Metade planta carnívora metade aniquiladora de sonhos.

Rudolfo
Puto estúpido com hiperactividade que não consegue estar quieto. Faz música, banda-desenhada e tudo aquilo que lhe apetece. A sua única característica fixe é ter nascido 1 ano, 11 meses e 30 dias depois da morte do Osamu Tezuka.

Zé Burnay
1991. Faz banda desenhada e ilustração. Actualmente vive numa cabana isolada na misteriosa serra de Sintra, onde estuda o Necronomicon. Ph'nglui Mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Sem comentários: