31 agosto, 2016

Lançamento Âncora Editora: Histórias de Valdevez

José Ruy é uma referência única na banda desenhada nacional. Autor de uma obra extraordinária que conta com mais de 50 álbuns de banda desenhada publicados, distingui-se pelo rigor que impõe na pesquisa que efectua para as suas histórias. Outra da característica da sua obra, é o facto de versar sobre os usos e costumes portugueses, personagens e acontecimentos da nossa História. Aos 86 anos de idade, continua as histórias. Este novo álbum de BD é a mais recente prova disso.

HISTÓRIAS DE VALDEVEZ
Em 1141, os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os de seu primo, o imperador Afonso VII de Leão e Castela, encontram-se no Vale do Vez, protagonizando um dos mais importantes e fundadores acontecimentos da nação portuguesa, o Recontro de Valdevez, momento que inspirou, de igual modo, a frase símbolo do nosso concelho: “Arcos de Valdevez- Onde Portugal se Fez”.
Quase quatro séculos depois, em 1515, em plena época dos Descobrimentos Portugueses, um outro monarca, D. Manuel I, outorga Foral às Terras de Valdevez, efeméride que agora comemoramos, volvidos 500 anos.
Estes dois importantes momentos históricos são o mote para a realização desta obra em banda desenhada intitulada “Histórias de Valdevez”, que, pela mão sábia e excepcional do mestre José Ruy, chega até ao presente, perpetuando assim no futuro a importância do nosso passado e da nossa História colectiva, sobretudo junto dos arcuenses mais jovens.

Histórias de Valdevez
Argumento e desenho de José Ruy
Capa mole, 32 pags., cores
ISBN: 978-972-780-557-0
PVP: €8,00
ÂNCORA EDITORA

Sem comentários: