21 março, 2009

COMIC$ (1) - Edição "Obama"

Photobucket


Mais que uma paixão, a banda desenhada hoje em dia revela-se também como um excelente negócio. Que o diga a editora americana MARVEL, que aproveitou (inteligentemente, digo eu) o chamado efeito “Obama”, para a inclusão no comic Amazing Spider-Man" # 583 de uma pequena história, desprovida de qualquer interesse, mas que envolve o Homem-Aranha e o novo presidente no dia da tomada de posse presidencial. Foi o suficiente para que a chamada edição “Obama” (com a imagem do novo presidente na capa) fosse reimpressa cinco vezes, traduzindo-se em vendas superiores a 350.000 unidades, o que torna esta revista uma das mais vendidas, até à data. Para se ter uma ideia, refere-se que as vendas normais de ASM rondam as 60.000 unidades e que no topo dos recordes de vendas deste século encontrava-se a edição “Captain America” # 25 (2007), com a história da morte deste, com um total de 250.000 unidades vendidas.

Uma simples pesquisa no eBay e podemos encontrar a primeira reimpressão de ASM # 583, com valores de venda a rondar os $80 ou o conjunto das seis edições (original mais as cinco reimpressões) a $100. Se atentarmos que estamos a falar de uma revista cujo preço de capa é de $3.99 e onde não se aplicam quaisquer factores de valorização (i.e. alteração da personagem principal, nova personagem, novos autores), estamos perante uma valorização despida de qualquer factor racional de… 1.900%! Existirá nos tempos que correm melhor negócio?

Photobucket

7 comentários:

Anónimo disse...

O Obama apenas serviu para dar mais um fôlego ao um ovo dia,esse dinheiro deve ajudar o QUEIJADAS a manter o actual status quo por mais algum tempo.Ate a altura em que ele vai dar o braço a torcer e reverter tudo outra vez.

Nuno Neves disse...

Kitt, quer se goste ou não do Quesada, a verdade é que ele é muito bom naquilo que faz, ou seja, não só arruma facilmente com a DC como também dá bastante dinheiro a ganhar à Marvel.

Podemos nós leitores, por vezes não gostar dos meios, mas de certeza que os executivos da Marvel apreciam os fins!

Anónimo disse...

"Podemos nós leitores, por vezes não gostar dos meios, mas de certeza que os executivos da Marvel apreciam os fins!"

Totalmente de acordo. :p

refemdabd disse...

Cá estão as tão recentemente faladas "variant covers".
Neste caso, embora tenham valorizado alguma coisa (as variantes), na capa da edição original é que está o verdadeiro "prize-money".

E tu Verbal, que eu sei coleccionas o ASM, conseguiste a original nas tuas standing-orders?

Nuno Neves disse...

Refém, a original e as variantes já estão devidamente "ensacadas", classificadas e guardadas! :)
Abraço.

refemdabd disse...

A beber o meu cafezinho e sem vacilar: - Boa!

heheheh! Boa mesmo.

Cão Sarnento disse...

Foi uma boa jogada comercial, sem dúvida. Qualquer asno no lugar do editor encontraria a porta da mina de ouro. No entanto, no que diz respeito à BD em si... é simplesmente de arrancar uma das páginas e cortar os pulsos com a folha de papel. Enfim... dinheiro!