31 outubro, 2012

A teia do 23º Amadora BD

Homem-Aranha, 50 Anos de um Mito

Passeei-me no 1º fim-de-semana do Amadora BD. O festival este ano repete a arquitectura da edição anterior. Uma boa opção. Gosto particularmente dos espaços abertos e de fácil circulação no piso inferior. No conteúdo, posso afirmar que se confirmaram as expectativas de excelentes exposições. De alguns anos para cá são praticamente o selo de qualidade do festival. Confesso que (ainda) não percorri demoradamente as várias mostras. Respirei somente o ambiente de algumas. Eternus 9 leva-nos numa alucinante viagem pelo talento de Victor Mesquita. Mas tanto no Sábado como no Domingo, a teia do Homem-Aranha puxava-me para o seu espaço e eu deixava-me ir ou não fosse este um dos meus personagens preferidos.
A exposição encontra-se a todos os níveis excepcional. Cinquenta anos muito bem apresentados. As pranchas expostas são um deleite visual. Tivesse eu três ou quatro daqueles originais (Romita, Buscema, Deodato, qualquer deles servia-me) e pintava as paredes da sala da minha casa de azul e vermelho só para os expor. Toda a cenografia e o pormenor de ter uma verdadeira aranha (leia-se tarântula) a guardar um exemplar da revista Amazing Fantasy #15 dá um toque verdadeiramente aracnídeo à exposição.  Mais sobre esta e outras exposições aqui voltarei a falar demoradamente.
O fim-de-semana ficou inegavelmente marcado por dois nomes. As (respectivas) longas filas nos autógrafos não enganavam. Um, Cyril, porque forma lançados dois álbuns da sua autoria de grande qualidade. Estão ali na pilha por ler. O outro, Deodato, porque se apresentou na condição de excelente desenhador do Homem-Aranha e do restante universo de super-herois. Uma disponibilidade e simpatia que devia servir de exemplo para muito autores que nos visitam. Foi um prazer conhece-lo. Dizem que houve também mais lançamentos e apresentações mas a companhia de amigos e muita conversa nas filas de autógrafos ocuparam-me o tempo e isto não é uma critica. E como ainda há tanto ainda para ver no festival volto no próximo fim-de-semana. Está-se bem no Amadora BD!


Amazing Fantasy # 15 e a tarântula



Mike Deodato

Sem comentários: