22 novembro, 2014

Finalmente temos o regresso de XIII

Dezembro prepara-se para o melhor dos meses no que respeita a edições de banda desenhada franco-belga em Portugal.  Já aqui tinha falado da publicação dos novos álbuns das séries Blake e Mortimer, Lucky Luke e Michel Vaillant. Acrescento agora XIII.

A fantástica série criada por Jean Van Hamme (no argumento) e William Vance (no desenho) vai ser finalmente retomada e completada por cá, terminando com uma espera de 8 anos(!) para os leitores portugueses. Recorde-se que a série começou por ser publicada em álbum pela então Meribérica, passando depois para a ASA, que em 2006 publicou o 10º álbum da colecção (El Cascador). E desde então inexplicavelmente um vazio de edições... até agora.

A editora ASA no âmbito da habitual parceria com o jornal Público, prepara uma colecção especial, composta por 11 álbuns, duplos que incluem todos os volumes até agora publicados, e ainda o mais recente álbum da colecção - A Mensagem do Mártir - cujo lançamento mundial está agendado para o próximo dia 29 de Novembro. Por este motivo, a ordem de saída desta coleção foi alterada face ao habitual, começando com a publicação do álbum n.º 11 que inclui a nova história, e retomando depois a numeração da sequência original. A data de saida do 1º álbum desta colecção é a 3 de Dezembro.




Um assassinato presidencial, uma conspiração, uma organização sinistra e um homem sem memória é o fio condutor de XIII. A história regista as longas e intrincadas diligências do herói em busca do seu passado e da sua identidade pessoal. Conhecido por XIII (treze) devido a uma tatuagem em numeração romana no pescoço, terá aparentemente pertencido a um departamento ultra-secreto de um serviço de contra-espionagem. É essa circunstância que explica a feroz perseguição de que é alvo por parte de múltiplas instâncias de poder, tanto civis como militares.

A colecção, com inicio a 3 de Dezembo, será publicada todas as Quartas-feiras, entre Dezembro de 2014 e Fevereiro de 2015. Os álbuns são duplos e apresentam-se em formato franco-belga, de capa mole com badanas, com um preço de venda de €7,90.

Ficam as capas da colecção (a sequência de leitura é da esquerda para a direita, de cima para baixo)





3 comentários:

Anónimo disse...

Olá boa tarde,
Sinceramente esta é a melhor noticia do ano em termos de lançamentos de BD Franco/Belga.
Grande escolha da parceria Asa/Público, a um preço convidativo vamos ter a totalidade de uma das melhores coleções de BD de sempre!!
Quero desde já agradecer à parceria Asa/Público e gostava também que no futuro fosse possível neste mesmo formato concluir as coleções destes senhores da BD mundial: Largo Winch, Alix (já com lançamento parcial da série, mas ainda faltam editar vários números em Português), Lefranc ou Yoko Tsuno por exemplo entre muitas séries de excelente qualidade.
Um abraço e ainda estou nas nuvens com esta excelente noticia!

Nuno Neves disse...

Olá Anónimo, partilho do mesmo sentimento. XIII está no top das minhas séries preferidas e ainda só li metade da colecção. E este lançamento só peca por tardio... e por não ser em capa dura. Largo Winch por mim podia ser o senhor que se segue. Dia 3 lá estaremos num ponto de vendas. Abraço

Optimus Primal disse...

Tambem vou finalmente fazer ate porque a minha da Meriberica não esta unificada num so formato e varia entre scs e hcs.Que para mim mais importante que o hc é te-la completa finalmente.