04 outubro, 2015

26º AMADORA BD: Cartaz Oficial


A cerca de 20 dias do inicio do 26º Festival Internacional de Banda Desenhada - AMADORA BD foi divulgado o cartaz oficial do evento. De grafismo muito simples, faz a invocação das personagens infantis Quim e Manecas de Stuart Carvalhais, indo ao encontro do tema desta edição, “A Criança na BD”. Pessoalmente considero-o dos mais fraquinho dos últimos anos.

Segundo os responsáveis pela imagem do Amadora BD 2015, “a extensão, a diversidade e a peculiaridade da obra de Stuart fornece, por si só, elementos visuais gráficos passíveis de serem explorados na imagem e na comunicação do Festival. São elementos iconográficos de estimável valor que, criteriosamente apropriados e configurados em novos suportes e formatos, permitem comunicar de forma plena e ampliada os personagens Quim e Manecas e prestar a merecida homenagem ao autor. Consideramos que apresentar estas crianças, na sua génese e originalidade, traquinas, inventivas, atrevidas, emancipadas é a melhor forma de debater o tema da criança e da infância hoje, comunicar a obra de Stuart Carvalhais e ser eficaz no objetivo de registar o pioneirismo de um português na história da banda desenhada contemporânea europeia”.

Aprofundando o tema na exposição central, comissariada por João Paulo de Paiva Boléo, em colaboração com Pedro Moura, o Amadora BD 2015 pretende refletir sobre a forma como a Criança tem sido representada na BD ao longo dos tempos. Dos meninos traquinas e meninos exemplares, aos heróis e histórias de aventuras, passando pelo incontornável trio de crianças filósofas – Peanuts, Mafalda, Calvin e Hobbes – a exposição mostra como a Criança se apresenta como símbolo de descoberta, aprendizagem, imaginação e liberdade, tanto nas histórias para crianças como para adultos.

O 26º AMADORA BD decorre entre 23 de Outubro e 8 de Novembro, no Fórum Luís de Camões. 

Sem comentários: