11 novembro, 2015

Lançamento ASA/Público: Colecção BERNARD PRINCE

Num ano já por si verdadeiramente avassalador pela quantidade e qualidade de publicações de banda desenhada por cá, faltava o anúncio de uma colecção como este para 2015 ser ímpar na história da edição bedéfila em Portugal.

Cinco anos depois da Vitamina BD ter editado Ameaça Sobre o Rio, o 18º e último álbum da série até à data, assistimos hoje ao regresso de BERNARD PRINCE às bancas nacionais, numa nova colecção fruto da parceria ASA/Público que tão boas séries tem resgatado da memória do tempo.

Criação de Greg e Hermann, Bernard Prince é uma das grandes personagens da bd franco-belga. Um herói aventureiro, que a bordo veleiro Cormoran nos transporta para aventuras carreadas de acção em cenários exótico, onde prevalecem sempre valores como a amizade e a coragem. 

Trata-se de uma excelente colecção composta por 12 álbuns, e não obstante a capa mole porque era merecedora de uma melhor edição em capa dura, tem o condão de publicar dois álbuns inéditos e recuperar outros há muito desaparecidos no nosso mercado. Eu lamento a oportunidade perdida pela não edição da totalidade dos álbuns da série. Ficarão por editar em português três álbuns correspondentes aos n.º 15, 16 e 17 da colecção original. O preço de cada álbum é de € 5,40.




Títulos da colecção e respectivas datas de lançamento:
  1. O General Satã - 11 NOV
  2. Tormenta sobre Coronado - 18 NOV
  3. A Fronteira do Inferno - 25 NOV
  4. Aventura em Manhattan - 02 DEZ
  5. Oásis em Chamas - 09 DEZ
  6. A Lei do Furacão - 16 DEZ
  7. A Fornalha dos Condenados - 23 DEZ
  8. A Chama Verde do Conquistador - 30 DEZ
  9. O Regresso do Fantasma - 06 JAN
  10. O Sopro de Moloch - 13 JAN
  11. O Porto dos Loucos - 20 JAN
  12. A Cilada dos 100 000 dardos - 27 JAN

Nas bancas hoje, temos o primeiro volume: Colecção BERNARD PRINCE - 01 O General Satã

Este álbum inaugural das aventuras de Bernard Prince divide-se em 2 histórias. A primeira passa-se na África central, onde Prince, acompanhado por Djinn, aceita ir recuperar a carga de um avião que se despenhou algures na selva. Com a ajuda de Barney Jordan, um marinheiro australiano que conhece localmente, o nosso herói consegue chegar até ao avião. Mas a misteriosa carga revela-se alvo da cobiça de vários interessados… Na segunda história, o trio a partir de agora constituído por Bernard Prince, Barney Jordan e Djinn encontra-se no continente asiático e o Cormoran é requisitado pelas autoridades locais para ir abastecer de armas e víveres o “forte das mil nuvens”. Mas este forte, que é a chave de todo o sistema de segurança costeira, está cercado por um poderoso adversário conhecido como General Satã!



Sem comentários: