16 junho, 2016

Colecção Novela Gráfica II: 01 - V de Vingança


Parece mentira que este dia tenha chegado. V de Vingança (V de Vendetta no original) de Alan Moore e desenhada por David Lloyd (que estará cá para o lançamento - ver mais abaixo) conhece hoje uma edição a cores em português. Esta obra abre a Colecção Novela Gráfica - Série II, da Levoir. Trata-se de uma poderosa história de vingança e resistência, escrita por Alan Moore, que se inspira em Guy Fawkes, um inglês católico que em 1605 pretendeu fazer explodir o Parlamento inglês com o objectivo de assassinar o rei protestante Jaime I, para reagir a uma Inglaterra dos anos 80 governada por Margaret Thatcher.

Não obstante ter sido publicada originalmente entre 1982 e 1985,  V de Vingança ganha actualidade não só pelo espírito de revolta que encerra mas também pelo facto da famosa máscara de Guy Fawkes desenhada por David Lloyd, utilizada por V, a personagem central, ter sido adoptada por praticamente todos os movimentos de protesto um pouco por todo o mundo. De leitura obrigatória.

V de Vingança
A Inglaterra mergulhou num regime fascista depois de uma catastrófica guerra nuclear, e todos os opositores ao poder instalado foram exterminados. Neste universo, ao mesmo tempo distópico e familiar, V, um revolucionário anarquista, vai encetar uma complexa campanha revolucionária para deitar abaixo o governo, enquanto inspira uma jovem, Evey Hammond, a continuar a sua luta.

"O povo não devia ter medo do seu governo, o governo devia ter medo do seu povo."

Ficha técnica:
V de VingançaVolume #1 da Colecção Novela Gráfica - Série II
De Alan Moore (argumento) e David Lloyd (desenho)
Capa dura, cores, 296 pgs.
PVP: €9,90



O lançamento desta obra tem hoje lugar na Fundação José Saramago, em Lisboa, às 18:30 e conta com a presença do desenhador David Lloyd para uma sessão de autógrafos.


Sem comentários: