25 novembro, 2016

Colecção SALVAT Graphic Novels MARVEL: V30 - Capitão Bretanha

Entretanto na semana passada foi editado mais um “Alan Moore” em Portugal. Num ano sem igual, onde se publicaram por cá provavelmente as suas melhores obras, a SALVAT junta-se ao clube das editoras que deram o seu contributo. Assim, depois de Watchmen e V de Vingança (ed. Levoir), Liga de Cavalheiros Extraordinários: Século (ed. Devir) e Miracleman (ed. G.Floy), temos agora o Capitão Bretanha, o super-herói inglês da Casa das Ideias, que integra o volume #30 da Colecção SALVAT - Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel.

Criado por Chris Claremont e Herb Trimpe, teve sempre uma existência apagada, até Alan Davis ser contratado para desenhar as suas histórias. Com ele veio Alan Moore, que fazendo jus à sua reputação de “reconstruidor e desconstruidor” de personagens, reescreveu a origem do Capitão Bretanha, tornando Merlyn num poderoso guardião do universo, e Braddock em membro de uma família extradimensional. Deu também ao Capitão Bretanha uma ligação metafísica com o Extramundo - que ele definiu como estando localizado no nexo da realidade, onde ciência e magia existem como uma só. E o resto é história, como se costuma dizer, histórias que os leitores poderão ler neste maravilhoso volume que recolhe toda a contribuição que Alan Moore deu para o Capitão Bretanha e o universo que o rodeia.

É pois um Alan Moore em início de carreira que poderemos ver neste espectacular volume da coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel, que inclui um extenso dossier sobre a personagem do Capitão Bretanha, e sobre os seus autores. Porque não só de Moore vive este volume, e é de salientar o extraordinário trabalho de Alan Davis. É possível ver a arte dele a evoluir enquanto a história avança, tornando-se cada vez mais experimental, à medida que ele quebra tradições e desenvolve o seu próprio estilo. E, naquela época, os autores tinham apenas oito páginas por semana para contar este épico multidimensional, por isso, cada uma dessas páginas está a abarrotar de ideias e imagens, em contraste com a banda desenhada descomprimida dos dias de hoje. Um volume a não perder, um grande clássico da BD de super-heróis.



Vol. 30: CAPITÃO BRETANHA UM MUNDO AO CONTRÁRIO
O Capitão Bretanha embarca numa surpreendente aventura, que o leva a uma versão sombria e distorcida da Grã-Bretanha, na qual se depara com a loucura do manipulador de realidade Mad Jim Jaspers, e tem de enfrentar o temível assassino de heróis, o simbionte Fúria. E mais, o Leão de Londres junta-se à bela Saturnyne, e vai enfrentar alguns dos seus mais letais inimigos, o Mestre Assassino e a anárquica Gangue Maluca, e será também caçado por Cão de Guerra e o Poder Executivo. Ação e aventura britânicas à Maneira da Magnipotente Marvel!.

Este volume reúne as edições 387-388 de Marvel Superheroes, 1-11 de The Daredevils e 7-13 de The Mighty World Of Marvel, Volume 2.

Ficha técnica:
Colecção Oficial de Graphic Novels Marvel
Volume 30: CAPITÃO BRETANHA UM MUNDO AO CONTRÁRIO
Argumento de ALAN MOORE e arte de ALAN DAVIS
Capa dura, 200 pgs., cores
PVP: 11,99€



2 comentários:

Optimus Primal disse...

Com tanto Moore nas bancas e livrarias só faltou o Monstro do Pântano.

Nuno Neves disse...

Ainda pode ser que tenhamos o "From Hell" este ano