09 dezembro, 2016

Comic Con Portugal: Vencedores dos Galardões BD 2016

Já são conhecidos os vencedores dos prémios Galardões BD 2016 atribuídos no âmbito do festival Comic Con Portugal. Sucintamente, o Filipe Melo e o seu Os Vampiros foram os grandes vencedores ao ganharem nas categorias onde estavam nomeados.

Pessoalmente, estou bastante satisfeito com os resultados destes prémios, na medida em que correspondem exactamente às minhas escolhas (e eu não fiz parte do júri), sem desprimor para os restantes nomeados.

Sobre o trabalho do  Filipe e do Juan, sou suspeito para falar, mas Os Vampiros é uma obra poderosa que proporciona uma leitura intensa. Um dia deste tenho de escrever sobre isso. No campo da ilustração, o Osvaldo merecia a distinção pelo seu belo Kong The King (já tinha sido preterido noutros prémios). O seu livro vive inteiramente do desenho e o Osvaldo é dos melhores desenhadores nacionais. É obra. A Mosi foi uma bela revelação este ano e o seu Altemente é um belo "cartão de visita". Eu, Assassino é um belo livro numa excelente edição da jovem editora Arte de Autor. Está tudo dito. Parabéns aos vencedores.

Galardões Anual Comic Con BD
Os Vampiros, de Filipe Melo e Juan Cavia (Tinta da China)

Excelência na Escrita de BD
Filipe Melo, em "Os Vampiros" (Tinta da China)

Excelência na Ilustração de BD
Osvaldo Medina, em "Kong The King" (Kingpin Books)

Excelência na Criação de Curtas de BD
Altemente #1, de Mosi (Comic Heart)

Excelência na BD em Português de Autores Estrangeiras
Eu, Assassino, de Altarriba e Keko (Arte de Autor)


Sem comentários: