01 setembro, 2017

Colecção Novela Gráfica III: Vol. 10 - Histórias do Bairro


Histórias do Bairro, o 10º volume da Colecção Novela Gráfica, que saiu hoje para as bancas é considerada por mais de 40 especialistas colaboradores do jornal El País como uma das 25 jóias do comic espanhol do século XXI. “...uma obra corajosa, sobre a vida, as frustrações, as expectativas, o conhecimento do mundo e ao mesmo tempo o desconhecimento do mesmo. Em definitivo, um livro com uma potência narrativa e visual que faz dele uma das grandes obras de autores espanhóis publicadas durante a presente década”, El País 29 de Julho 2017.

Trata-se de um relato autobiográfico de Gabi Beltran a que Bartolomé Segui deu vida com os seus desenhos. Gabi assume em Histórias do Bairro o papel de narrador, é ele o protagonista que passou boa parte da sua adolescência no barrio chino de Palma de Maiorca nos anos 80 do século passado. Um bairro afectado pela prostituição, o desemprego e a heroína. O refúgio ou a forma de enfrentar esta situação levaram Gabi Beltrán a fazer parte de gangues de jovens que canalizavam o seu desconforto através do uso de drogas, roubos e violência. Mas o adolescente rebelde tinha a paixão da BD e refugia-se na literatura e no desenho. Como ele próprio afirma numa entrevista: “A banda desenhada salvou-me a vida”.

HISTÓRIAS DO BAIRRO
Palma de Maiorca, anos 80. Cada esquina do bairro chinês tem uma história que contar.
Gabi, o ainda adolescente protagonista, anda pelas ruas do seu pequeno mundo com os seus amigos Benjamim, Arnaud, Falen e Ramos, tratando de entendê-lo. Assim experimenta drogas, descobre o sexo, refugia-se na literatura e no desenho. Mais unido aos amigos do que à família, descobre que as diferenças sociais são também fronteiras, e que estas por vezes são inultrapassáveis.

Ficha técnica:
HISTÓRIAS DO BAIRRO
Colecção Novela Gráfica (3ª série) - Volume 10
De Gabi Beltrán e Bartolomé Seguí
Capa dura, formato de 170x240 mm, 312 páginas.
PVP: € 9,99
Editora LEVOIR, Setembro de 2017




2 comentários:

Pedro Rita disse...

Se duvidas existissem elas foram desfeitas com a publicação desde excelente álbum de primeiríssima água. Estamos no topo no que concerne à qualidade nesta terceira rodada da coleção novelas gráficas. Fabulosa aquisição ninguém se vai arrepender e muito menos os amantes desta arte que é a nona. Histórias do Bairro roça a perfeição estas histórias contadas a partir de dentro possuem o "drama contado na primeira pessoa.....Histórias de bairro.....Histórias de vida/morte....obrigatório

Nuno Neves disse...

Viva Pedro! Não conheçoo o autor nem a obra, mas o seu comentário fez disparar as expectativas.