08 março, 2018

Colecção Torpedo 1936 - Volume 6

E conclui-se hoje uma das colecções mais desejadas do ano. Torpedo 1936 fica agora integralmente editado em português. Terminada a fase 1936 de Abulí/Bernett, temos agora a etapa 1972 pela dupla Abulí/Risso.

O argentino Eduardo Risso, já bastante conhecido dos portugueses através das edições Batman Noir, Parque Chas, Batman Uma História Verdadeira ou Wolverine Logan, apresenta-nos um Torpedo a cores, envelhecido, mas refinado na sua maldade mantendo as virtudes que o tornaram grande no mundo do crime. A razão para este inesperado regresso, explica-a Abulí de maneira simples: “os anos passaram e como eu também envelheci um pouco, pareceu-me interessante imaginar como seria o Torpedo em velho(...). É um Torpedo que ganhou muitas coisas (rugas, quilos, experiência) e perdeu outras (reflexos, musculatura, agilidade) mas que conserva o seu famoso mau feitio.”

Torpedo com mais de setenta anos já não vive como antes... vive num pequeno apartamento no Bronx, onde passa o dia inactivo, alimentando-se dos pombos que consegue apanhar no parque. É um homem em plena decadência: aleijado de uma mão, enrugado, sofrendo de Parkinson, o mundo trata-o de forma desapiedada, da mesma maneira que ele sempre tinha tratado os outros. É uma velha glória, embora não esteja consciente de sê-lo. À primeira vista tudo indica que a sua trajectória criminal tinha terminado para sempre. Até que Rascal se encontra com um jornalista do Wall Street Journal que decide fazer uma reportagem sobre essa lenda viva do crime nova-iorquino e desenterrar o passado de Torpedo, voltando a revitalizar um personagem que apesar da idade, conserva toda a energia e toda a contundência dos velhos tempos. Como diz Abulí "erva ruim não morre".

Ficha técnica:
Colecção TORPEDO 1936 - Volume 6 (de 6)
Argumento de Sánchez Abulí e desenhos de Eduardo Risso
Capa dura, dimensões 195x260mm, 56 pags, cores.
Preço: € 11,90€
Editora LEVOIR, Março de 2018






Sem comentários: