07 junho, 2018

Colecção Bonelli - Vol. 9: MISTER NO – OVNIS na Amazónia

A proposta desta semana da Colecção Bonelli, hoje nas bancas, é Mister No, que se apresenta numa capa exclusiva para Portugal desenhada por Fabio Civitelli e colorida pelo português Ricardo Venâncio.

Mister No é um piloto americano, Jerrome (Jerry) Drake, sobrevivente da segunda guerra mundial que desiludido com a violência e as imposições da sociedade ocidental abandonou a América, e escolhe no coração da Amazónia a cidade de Manaus para viver como guia turístico. Honesto, sincero, preguiçoso, amante de álcool e de mulheres bonitas, está sempre pronto para se lançar em novas aventuras, é um rebelde por natureza, como demonstra o seu apelido – Senhor Não.

Este volume apresenta duas histórias. A primeira, “Ovni”, conta a história de um encontro inesperado, que ocorre na sequência da queda de um satélite russo em plena selva amazónica, que provoca a destruição do avião de Mister No e motiva a hostilidade dos indígenas, que vêem no estranho fenómeno um sinal de desagrado divino. A história de uma amizade improvável que floresce, independentemente das bandeiras e das ideologias, muitíssimo bem ilustrada pelo traço de grande detalhe e legibilidade de Fabio Civitelli, que se revela senhor de um apuradíssimo jogo de sombras, bem evidente nas cenas nocturnas e nos pesadelos de Mister No e de um óptimo sentido de mise-en-scène, de que a entrada em cena de Arkady, com o seu traje espacial, é um exemplo perfeito

A segunda história, "Garimpeiros", é uma história curta escrita pelo próprio Sergio Bonelli (com o pseudónimo Guido Nolitta) e desenhada por Roberto Diso, o mais importante desenhador da série. Bem representativa da colaboração da dupla, “Garimpeiros” coloca Mister No em confronto com diferentes aspectos da ganância humana, quando é obrigado a transportar os cunhados de um garimpeiro brasileiro até ao local onde este supostamente encontrou a jazida que o tornou um homem rico.



Ficha técnica:
Coleçcão Bonelli: Vol. 9 - MISTER NO: OVNIS na Amazónia
Capa dura, p/b, 136 pags.
PVP: 10,90€
Editora LEVOIR, Junho de 2018


Sem comentários: