04 julho, 2018

Colecção Novela Gráfica IV: Vol. 5 - O Farol + O Jogo Lúgubre

Paco Roca  foi um daqueles autores estrangeiros que entrou bem em Portugal. A sua primeira obra por cá editada, o magnifico Rugas (ed. Bertrand, 2013) valeu-lhe logo o epíteto de "autor a seguir". Depois a sua grande sensibilidade para nos contar histórias humanas fez o resto. Sendo espanhol facilitou a sua presença permanente na colecção Novela Gráfica da Levoir. O 5º volume da colecção é também o seu 5º álbum publicado entre nós, e está hoje em banca.

Este livro contém duas novelas gráficas do início da carreira de Paco Roca, que nos revelam um autor sensível e inquieto: O Farol e O Jogo Lúgubre.

O FAROL
Francisco é um jovem soldado republicano que tenta escapar da guerra civil. Na sua fuga, ele vai chegar a um lugar isolado apenas com o mar e a companhia do faroleiro, Telmo, que o vai guiar numa jornada iniciática pelos clássicos da aventura. O Farol é uma homenagem de Paco Roca às aventuras de sua infância, uma canção em favor da liberdade e da imaginação. A bicromia a preto e azul resulta para o ambiente desta obra optimista e de “ritmo lento”.

O JOGO LÚGUBRE
O madrileno Jonás Arquero chega a Cadaqués (Girona) em busca de um lugar tranquilo, mas uma atmosfera de mistério envolve a pequena vila de pescadores. Seus habitantes estão assustados com o pintor que vive na praia de Port Lligat. Salvador Deseo, o pintor surrealista catalão, um homem obcecado com sangue, que passa pelo seu estágio criativo mais excêntrico e brilhante.

Sobre a segunda história, O Jogo Lúgubre (título de uma pintura de Dalí), no inicio do livro, Roca conta que numa livraria encontrou uma edição fac-símile de uma crónica de um antigo secretário do universal pintor catalão Salvador Dalí (Salvador Deseo no livro), que aparentemente seria verídica. Gostou tanto da história que não resistiu a adaptá-la. Foi publicada em bicromia, num preto e vermelho mais adequada ao tom de terror do relato.

Ficha técnica:
O FAROL + O JOGO LÚGUBRE
Colecção Novela Gráfica (4ª série) - Volume 5
Argumento e desenho de Paco Roca
Capa dura, formato 170x240 mm, bicromia, 144 páginas.
PVP: € 10,90
Editora LEVOIR, Julho de 2018





Sem comentários: