25 agosto, 2018

Colecção Vertigo 25 Anos - Vol. 2: Morte

Lembram-se de Morte, a irmã de Morfeu e dos restantes Eternos, que nos foi apresentada nas páginas de Sandman? Pois bem, ela está de volta, mas desta vez vem sozinha em histórias a solo. Morte é o segundo volume da Colecção Vertigo 25 Anos, que se encontra hoje nas bancas.

A Morte é uma jovem rapariga gótica, pálida e simpática, mas implacável, e uma das personagens mais aclamadas e originais do escritor Neil Gaiman. Criada nas páginas da série Sandman, a sua popularidade tornou-a na heroína das suas próprias histórias a solo, que aqui são recolhidas. Um dia por século, a Morte desce à Terra para conhecer melhor os mortais para quem ela será a visita final.

A história que abre este volume é O Alto Custo da Vida, a primeira aventura a solo da Morte, publicada originalmente em 1993. Esta primeira história desenvolve uma lenda abordada na série Sandman, de que, um dia por século, a Morte encarna e desce à Terra para conhecer melhor os mortais para quem ela será a visita final. Cheio de diálogos mordazes ao longo da história, O Alto Custo da Vida traz importantes metáforas e questões ao leitor. Viver como uma humana por um curto período de tempo faz com que a Morte aproveite cada segundo como se fosse o último.

Morte: O Melhor Momento da tua vida, publicada originalmente em 1996, é outra das histórias pertencentes a este volume. Desta vez, a Morte tem um papel mais passivo. Acompanhamos a história de Hazel e da sua namorada, a compositora e cantora Foxglove, que por mais que ame imensamente a família que formou com Hazel e o seu pequeno filho, é proibida de assumir a sua homossexualidade, a fim de que não comprometer a sua carreira.

A completar este volume, temos ainda duas histórias curtas: A Roda, ilustrada por Chris Bachalo, em que Gaiman presta uma sentida homenagem às vítimas do 11 de Setembro, e a Morte Fala sobre a Vida, onde a personagem fala sobre a importância do sexo seguro e exemplifica as suas modalidades, com a ajuda de John Constantine (Hellblazer).


Ficha técnica:
Morte
Colecção Vertigo 25 Anos - Volume 2
Por Neil Gaiman
Capa dura, formato 170mm x 257mm, cores, 184 pags.
PVP: € 13,90
Editora LEVOIR, Agosto de 2018




Sem comentários: