02 dezembro, 2018

Jorge Magalhães (1938-2018)


Recebi hoje a notícia do falecimento de Jorge Magalhães. Era uma das grandes referências da Banda Desenhada nacional. Nunca tive oportunidade de o conhecer pessoalmente, não obstante o grande número de vezes que nos cruzamos em eventos bedéfilos, o último dos quais foi recentemente aquando da comemoração dos 70 anos do Tex no CPBD. Pela sua intervenção percebi que partilhávamos o gosto comum pela temática do western na BD.

Para quem, como eu, cresceu a ler revistas como o Mundo de Aventuras, O Mosquito, Selecções BD, ou as colecções da Editorial Futura, o Jorge Magalhães era o homem por detrás das histórias. Foi pelo seu trabalho como editor, coordenador, tradutor e argumentista, que lhe devo o meu gosto actual pela banda desenhada. Falhei no agradecimento enquanto vivo. Deixo-lhe agora o meu grande obrigado.

Ficam os meus mais sentidos pêsames à sua família pela sua perda.

3 comentários:

Paulo disse...

Mais uma grande nome da BD que nos deixa, este ano está mau para a BD :-(

Ricardo Magalhães P. disse...

Obrigado Nuno pelas suas palavras neste momento.
Cumprimentos.

jose david carvalho disse...

Grande desgosto tive ao saber do passamento do Jorge. Há muito que nada sabia dele. Conheci-o há bastantes anos na APR no seu gabinete. Chamou-me lá para me comunicar a publicação no MA de uma BD de minha autoria. Foi um dos mais felizes dias que tive. Passei a conversar com ele no comboio C.Sodré - Cascais. Um dia almocei com ele no mercado do peixe juntamente com um grande coleccionador de BD (não recordo o nome) e um amigo que se iniciava nas lides.
Que descanse em paz. É mais um vulto da BD e não só que desaparece.
Condolências à família.