26 setembro, 2019

Colecção BD Novela Gráfica - Vol. 13: Café Budapeste

E a 5ª série da Colecção Novela Gráfica termina hoje muito naturalmente com um autor espanhol. Do seu trabalho já tivemos oportunidade de conhecer «Gente de Dublin». Alfonso Zapico assina agora «Café Budapeste», o 13º e último volume desta colecção.

Zapico é o autor e ilustrador de Café Budapeste, uma novela gráfica sobre judeus sobreviventes da Shoá na Guerra da Independência. Depois de se ter estreado no mercado francês, construiu uma carreira em Espanha, em que Café Budapeste é a sua carta de apresentação e onde se mostra um hábil narrador.

CAFÉ BUDAPESTE
Yechezkel Damjanich é um jovem violinista judeu que vive com a sua mãe doente na devastada Budapeste do pós-guerra. Para fugir à miséria, “Chaskel” diminuitivo pelo qual é tratado em família, pede ajuda ao tio Yoséef Nagy, que vive na Palestina, onde dirige o Café Budapeste, um lugar pitoresco perto da Cidade Velha, onde judeus, árabes e ocidentais coexistem ... Um oásis efémero de harmonia onde as notas do violino de Yechezkel vão dar lugar ao estrondo dos obuses de Davidka, bombas árabes, ódio e destruição. Neste ambiente de intolerância e violência a paixão de Yechezkel por Yaiza, uma jovem de origem árabe, enfrenta ainda maiores desafios. Mas isso não os impedirá de procurarem a felicidade, numa cidade em guerra, onde o Café Budapeste é um dos últimos espaços de paz e tolerância.

Alternando de forma hábil a realidade histórica — e as questões políticas e geoestratégicas inerentes a um dos momentos mais importantes da história do século XX, a formação do Estado de Israel, cujas consequências ainda hoje se fazem sentir na região — com os dramas pessoais de Yechezkel e da sua família, Zapico constrói uma história cativante, que é um hino à tolerância e à paz entre os homens, independentemente da etnia ou credo.






Ficha técnica:
Café Budapeste
Colecção Novela Gráfica (5ª série) - Volume 13
De Alfonso Zapico
Capa dura, formato 170x240 mm, p/b, 150 pags.
PVP: € 10,90
Editora LEVOIR






Sem comentários: