15 novembro, 2019

Lançamento ALA DOS LIVROS: OS ESCORPIÕES DO DESERTO, Obra Completa – Volume 1

A editora ALA DOS LIVROS não quis fechar este ano sem uma última novidade, e traz-nos mais um clássico. Desta vez do mestre Hugo Pratt chega a série «Os Escorpiões do Deserto» numa versão integral, distribuída por três volumes, que incluirá episódios inéditos em Portugal.

Um clássico de Pratt, e  no conjunto da sua obra, aquela em que transparecem de forma mais directa imagens e situações que o marcaram (o pai de Pratt foi militar de carreira e a família encontrava-se, no início da II Guerra Mundial, na África Oriental Italiana) mas também, através dos seus personagens, o respeito pelas diferentes culturas que, desde cedo, lhe foi proporcionado conhecer.

Esta edição da Ala dos Livros, comemorativa dos 50 anos da primeira publicação, é uma edição a preto e branco, que inclui também as extraordinárias aguarelas que ilustram quer a riqueza dos fardamentos militares, quer dos trajes dos povos daquela região do Corno de África. Contada ao ritmo de um diário de guerra, a aventura começa com o ataque a um camião postal e a infiltração de Kord – um oficial inglês – e de Hassan – um seu colega líbio – na cidade sagrada de Giarabub (ou Djaraboub), dominada pelo exército italiano.

OS ESCORPIÕES DO DESERTO
Deserto da Líbia, 1940. Segunda Guerra Mundial. É neste cenário que decorre a história do Long Range Desert Group, uma unidade especial do exército britânico, conhecida como Os Escorpiões do Deserto, a qual congrega no seu seio elementos que, não sendo militares, foram recrutados pelo seu passado de marginais. Apesar de apresentarem todos uma grande diversidade de comportamentos, os personagens criados por Pratt para estes episódios (Stella, um oficial do exército fascista italiano, Koinsky, um judeu polaco, Cush, o guerreiro etíope defensor da liberdade e consciente dos malefícios do colonialismo), revelam ter em comum o espírito de abnegação e de coragem, para além de uma assinalável força psicológica.


Ficha técnica:
OS ESCORPIÕES DO DESERTO Obra Completa – Volume 1
Argumento e desenho de Hugo Pratt
Cartonado. 235 x 310 mm, cor e p/b, 112 páginas
ISBN: 978-989-54171-6-2
PVP: € 23,89
Editora ALA DOS LIVROS

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas,

Alguém me sabe dizer quais os livros de Blueberry que vão ser lançados na nova colecção Público/Asa e se são de capa dura?
Znega