27 fevereiro, 2020

Lançamento ALA DOS LIVROS: Comanche - Volume 3

E a proposta de leitura de hoje vai para o terceiro e novo volume de «Comanche» da editora ALA DOS LIVROS, que entra a partir de amanha em distribuição pelas livrarias. Fica assim integralmente editada em português a obra completa composta por 10 histórias longas e cinco histórias curtas, de um dos melhores westerns da banda desenhada, assinada por uma das maiores duplas de autores: GregHermann.

Para quem já conhece os anteriores dois volumes (aqui e aqui), não se será novidade falar da excelente edição num magnifico preto-e-branco que permite observar o extraordinário desenho de Hermann. A título de exemplo publiquei mais abaixo uma das páginas em tamanho grande para que se possa observar que todo o seu esplendor os detalhes de uma cena de saloon.

Este volume final traz dois episódios longos e cinco curtas, que inclui duas histórias de uma prancha, inéditas em Portugal, e que nos finais dos anos 90 foram reunidas num álbum com o título “Le Prisonnier”.

E O DIABO GRITOU DE ALEGRIA
Depois de ter estado vários meses afastado de Greenstone Falls, Red Dust regressa ao povoado e conhece um vendedor de seguros com o qual, desde o primeiro instante, não simpatiza. Entretanto, os ranchos das redondezas começam sucessivamente a ser incendiados e o próprio “666” não é poupado! Nos escombros ainda fumegantes, o agente de seguros Vega descobre uma flecha incendiária e não tem dúvidas: os culpados, são os índios. Mas Red Dust afirma o contrário, acabando por admitir que tem ainda algumas coisas a aprender…

O CORPO DE ALGERNON BROWN
Após vários dias de chuvas torrenciais, Red Dust, na companhia do velho Ten e de Comanche, inspecciona a região. À beira de um terreno pantanoso, nos limites das terras do “666”, descobre um cadáver: o corpo de Algernon Brown! Não parecendo ter sido o dinheiro o móbil deste crime, Dust inicia uma investigação que nos conduzirá a uma trama de vinganças.

O PRISIONEIRO (história curta)
Nesta história ficamos a saber como é que Red Dust surge no primeiro álbum da série, sem cavalo, na berma de uma estrada a mandar parar a diligência que o conduzirá a Greenstone Falls.

LEMBRA-TE, KENTUCKY... (história curta)
Ainda relacionada com o primeiro livro da série, esta história explica-nos a relação entre o protagonista e o pistoleiro que encontramos também no tomo inaugural da série.

O PALOMINO (história curta)
Relata-nos a forma como Ten Gallons capturou o cavalo preferido de Red Dust.

FALTA DE RESPEITO | CASAMENTO COR DE ROSA (história curta)
Duas histórias de uma prancha cada, funcionando cada uma como um “gag”.

Ficha técnica:
COMANCHE - Volume 3 (de 3)
Obra Completa de Greg e Hermann
Cartonado, 235 x 310 mm, p/b, 160 págs.
ISBN: 978-989-54171-9-3
PVP: 32,90 €
Editora ALA DOS LIVROS



Sem comentários: