20 junho, 2020

Reedição de «Murena - Capitulo 1: A Púrpura e o Ouro»

Das melhores séries históricas em banda desenhada, «Murena» que conta com a assinatura de Jean Dufaux e Phillippe Delaby (infelizmente já falecido), está de regresso aos escaparates das livrarias nacionais, com a reedição pela ASA do seu primeiro capítulo, leia-se primeiro álbum, «A Púrpura e o Ouro» que há muito que se encontrava esgotado.

Com início no reinado do Imperador Cláudio, assistimos à história de Roma Antiga, numa narrativa caracterizada pelo rigor histórico seguido por Dufaux na narração dos acontecimentos da época, ilustrada de forma muito competente pelo magnifico traço do talentoso Delaby.

A PÚRPURA E O OURO
Agripinia, depois de ter conseguido casar com o Imperador Cláudio, procura formas de o eliminar. Ela tem um fillho, Néron, de um outro casamento, que Cláudio adoptou ao casar com Agripinia; contudo, Cláudio aproxima-se do seu verdadeiro filho, Britannicus, e decide que este último será o seu sucessor, decisão que Agripinia não pode aceitar, pois pretende que a coroa de louros vá para Néron. Cláudio tem também uma amante, Lolia Paulina, por quem já está apaixonado há bastantes anos e coloca mesmo a possibilidade de repudiar Agripinia e casar com Lolia, a mãe de Murena. Informada dos projectos do imperador pela acção de Pallas, seu espião, Agripinia está decidida a reverter a situação em seu favor e está disposta a tudo para que o seu filho aceda ao trono... Estamos em plena Roma Antiga. O Imperador Cláudio assiste aos combates dos gladiadores desde o amanhecer. O calor torna-se insuportável e, apesar disso, os oponentes lutam no meio da arena com a única esperança de sobreviver. E, na sombra, tecem-se as intrigas.





Ficha técnica:
Murena - Capitulo 1: A Púrpura e o Ouro
De Jean Dufaux e Phillippe Delaby
Capa dura, dimensões 22,8 x 29,9 cm, cores, 54 págs.
ISBN 9789724133669
PVP: € 16,00 | Editora ASA


Na sua série original a colecção «MURENA» já tem dez capítulos publicados. Por cá ficamos por nove, reunidos num total de 7 álbuns em capa dura, que inclui dois duplos. Adicionalmente foi reeditado em capa mole o duplo «A Melhor das Mães / Os que vão morrer...» na «Colecção Os Incontornáveis da Banda Desenhada» (ed. ASA/Público; Abril de 2011).




Capítulos da «Colecção Murena» já publicados:

- A Púrpura e o Ouro
- A Areia e o Sangue
- A Melhor das Mães / Os que vão morrer... (duplo)
- A Deusa Negra
- O Sangue das Feras / Vida dos Fogos (duplo)
- A Vingança das Cinzas
- Espinhos

3 comentários:

Miguel Monteiro disse...

O vol. 10 será editado por cá??? Já que toda a serie tem saído até agora, só falta mesmo o vol. 10.

Nuno Neves disse...

Miguel, teria toda a lógica, porque a série é excelente, porque reeditaram agora o 1º volume, e até por uma questão de respeito dos leitores que compraram os anteriores 9 álbuns. Mas com as editoras portuguesas nunca se sabe...

Miguel Monteiro disse...

Isso é bem verdade, Nuno. E já agora gostaria que reeditassem os vol.s 2 e 3/4, que acho que são os que estão fora de catálogo e/ou esgotados, se não estou em erro.