03 julho, 2020

A nova colecção ASA/Público traz-nos a «Operação Overlord»


Chutada que está a nova série de Novelas Gráficas para finais de Agosto, abre-se tempo e espaço este mês para o inicio da «OPERAÇÃO OVERLORD», a próxima colecção resultante da parceria entre a editora ASA e o jornal Público.

Depois da edição de «Airborne 44» estamos de regresso aos palcos da Segunda Grande Guerra, para uma colecção inédita em português, que nos traz a narrativa gráfica da operação de desembarque de 160.000 tropas aliadas nas praias da Normandia, naquela que foi uma das maiores invasões da História, que marcou o princípio do fim do regime nazi e a libertação definitiva da Europa.

O plano da invasão aprovado quase um ano antes, numa cimeira que reuniu o então presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt e o primeiro-ministro inglês Winston Churchill, recebeu o nome de código de «Operação Overlord». A 6 de Junho de 1944 teve início a maior operação militar da Guerra Mundial.

Esta colecção apresenta-se em 6 álbuns de capa dura, escritos por Michael Le Galli e Bruno Falba e ilustrados por Davide Fabbri, com distribuição semanal com o jornal Público, todas as Quintas-feiras, entre 16 de Julho e 20 de Agosto de 2020, apresentando um preço de capa de € 9,99. Para os apreciadores destes pormenores, o alinhamento da lombadas forma o título da colecção.

Calendário da colecção:

Volume 1 – Sainte-Mère-Église, a 16-07-2020
Volume 2 – Omaha Beach, a 23-07-2020
Volume 3 – A Bateria de Merville, a 30-07-2020
Volume 4 – Comando Kieffer, a 06-08-2020
Volume 5 – Pointe du Hoc, a 13-08-2020
Volume 6 – Uma Noite no Berghof, a 20-08-2020




2 comentários:

Antonio disse...

Tanta coisa para editar, ASA, tanta coisa... Não estou a pô em causa o valor obra (que não conheço e não li), nem o género (que não aprecio), mas simplesmente o critério de escolha destas obras - será a referência mais barata no catálogo de licenciamento, fará parte de algum pacote de licenças, obedece a algum pressuposto aleatório, corresponde a algum "gosto" pessoal do editor?... Fica-se sem saber... As semelhanças enter a ASA de à 20 anos e actual são meras coincidências, infelizmente...

Nuno Neves disse...

Há cerca de um ano enviei à editora uma lista de obras que poderiam ser elegíveis para uma coleção. O cuidado foi escolher séries fechadas e que não tivessem um elevado número de álbuns. Não tive feedback. Confesso desconhecer o critério para estas colecções ASA, mas noto um padrão sobre a temática de guerra da 2ª Grande Guerra. Primeiro Airborne 44 e agora Operação Overlord. Talvez gosto pessoal do editor :)