05 setembro, 2020

Colecção Novela Gráfica VI: Volume 3 - O Neto do Homem mais Sábio

Depois da seu lançamento mundial na passada Quinta-feira, tem hoje a sua distribuição nacional pelas bancas, o livro «O Neto do Homem mais Sábio» de Tomás Guerreiro, o terceiro volume da colecção «Novelas Gráficas VI».

Trata-se de um retrato gráfico sobre a vida e obra do escritor português José Saramago. O autor trata cada página como se fosse uma unidade narrativa singular, onde a composição é a protagonista, tão próxima da ilustração como da pintura. Desde esse belo e cru realismo no corpo do romance, até ao toque de abstracção com a ponta dos dedos sempre que a trama quer esticar os braços para lhe tocar.

O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever”. Assim iniciava José Saramago o seu discurso à Academia Sueca, por ocasião do Prémio Nobel da Literatura, que lhe foi atribuído em 1998, referindo-se ao seu avô, Jerónimo Melrinho. E é precisamente Jerónimo Melrinho quem, em conversa com Ricardo Reis, o heterónimo do poeta Fernando Pessoa que Saramago tornou seu, guia o leitor pela vida e a obra de Saramago, desde a infância na Azinhaga do Ribatejo até aos seus últimos dias na ilha de Lanzarote. Uma viagem tão bem documentada como fascinante, que é também uma bela homenagem à literatura portuguesa, através de dois dos seus maiores nomes: Pessoa e Saramago.

Resta acrescentar que o autor Tomás Guerreiro estará presente hoje na Feira do Livro de Lisboa, a partir 19h para uma sessão de autógrafos.

Ficha técnica:
O NETO DO HOMEM MAIS SÁBIO
Colecção Novela Gráfica (6ª série) - Volume 3 (de 14)
De Tomás Guerreiro
Capa dura, formato 195x280mm, p/b, 152 pags.
PVP: € 10,90
Editora LEVOIR





5 comentários:

Ricardo Amaro disse...

Disseram-me na banca que este livro foi devolvido por ter defeito. Alguém sabe de alguma coisa?

Nuno Neves disse...

Viva Ricardo. Todos os livros foram recolhidos do mercado porque esta edição tinha erros e imprecisões. A editora vai distribuir um novo livro enriquecida com um caderno de esboços. Aos leitores que adquiriam a primeira edição vai ser proporcionada a troca dos exemplares adquiridos nos pontos de venda a partir de dia 26 de Setembro.
Para o processo de troca, os leitores deverão fazer-se acompanhar da edição anterior e entregá-la, recebendo a nova edição.

Optimus Primal disse...

E Os erros do volume a seguir??

Nuno Neves disse...

Quais são os erros Optimus?

Optimus Primal disse...

" É que, Rever Paris, tem tal como O Neto do Homem mais Sábio, inúmeros erros ortográficos e de pontuação, bem como verbos mal conjugados ou palavras repetidas. Sendo assim, a pergunta coloca-se: “Então e agora, Levoir?” Irá a Levoir fazer uma nova impressão de Rever Paris, como fez para a biografia de José Saramago? Ou ficamos com uma dualidade de critérios que em nada fica bem à editora portuguesa? "

https://vinheta2020.blogspot.com/2020/09/analise-rever-paris.html