08 outubro, 2020

As muitas novidades da ASA para Outubro

Parece que a editora ASA não vai dar descanso às rotativas em Outubro porque contabilizo o lançamento de 9 novidades em banda desenhada (com rigor 7+2) para este mês. A primeira, que na verdade são duas, é a edição dos álbuns inéditos «Geração Perdida» e «Sobre as Nossas Ruínas», de Philippe Jarbinet, correspondente aos n.ºs 7 e 8, que completam a série «Airborne 44» . Recordo que os anteriores 6 álbuns foram editados em 2017 na Colecção «Airborne 44» na parceria com o jornal Público. Esta colecção de guerra fica assim fechada. Data de lançamento: 20 de Outubro.

A acompanhar o seu lançamento a nível mundial, a ASA traz-nos o mais recente Lucky Luke de Achdé intitulado «Um Cowboy no Negócio do Algodão». Mais uma vez Achdé vai ao imaginário do Oeste americano para nos trazer personagens reais que cruza com situações fictícias para nos dar mais uma bela história. Confesso que gosto bastante destas "novas aventuras" de Lucky Luke. Data de Lançamento: 23 de Outubro.

«O Raio U» não é bem uma novidade por cá, mas a ASA aposta de novo na sua reedição. História escrita e desenhada por Edgar P. Jacobs, o mesmo criador da série «Blake e Mortimer», traz-nos as aventuras de uma equipa de exploradores norlandianos em busca de uradio, um novíssimo minério muito promissor. De recordar que está previsto um novo Blake e Mortimer para Novembro.

Com a chancela da Oficina do Livro, em Outubro temos o regresso dos Cinco, de novo com um duplo lançamento. A adaptação para banda desenhada, num desenho de linha clara, apresentado num formato franco-belga de capa dura, das aventuras de um gupo de jovens saventureiros imaginadas pela escritora inglesa Enyd Blyton. «Os Cinco voltam à Ilha» e «Os Cinco e os contrabandistas» são as aventuras que se seguem, disponíveis a partir do dia 20 de Outubro.

«Stranger Things» é aquela série televisiva cujo sucesso parece estar agora a estender-se à sua adaptação em banda desenhada, porque se em Setembro tivemos a edição do terceiro livro da colecção, em Outubro segue-se já um novo volume «Em Chamas». Data de lançamento: 27 de Outubro.

Quem também está de regresso é Cristiano Ronaldo, ou melhor a sua versão "super-herói" em «Striker 7». Este é o lançamento do segundo de três livros previstos, onde Cristiano surge rodeado de personagens mutantes com super-poderes, destinado a um público leitor com idade superior a 10 anos. Data de lançamento: 20 de Outubro.

A fechar esta lista de novidades, encontramos este «O Menir de Ouro». O reencontro com os autores  Uderzo e Goscinny.

Bem, não na verdade este álbum não se trata de nova uma aventura de Asterix em banda desenhada, mas antes uma aventura ilustrada, agora publicada agora pela primeira vez em álbum, e que nos traz a adaptação de uma história sonora, criada por Albert Uderzo e René Goscinny em 1967, e que foi vendida na altura como um audiolivro.

Todo o trabalho de adaptação e restauro ainda contou com a supervisão de Uderzo, falecido em Março deste ano. De referir que a complementar a experiência de leitura, a versão sonora deste álbum, estará disponível online, gratuitamente, a partir de um código QR inserido no final do livro.

Data de lançamento: 21 de Outubro.

Sem comentários: