02 fevereiro, 2021

Lançamento ÂNCORA EDITORA: Ilha Terceira - Açores. O Heroísmo de uma Vitória

O Mestre José Ruy é, sem margem para dúvidas, uma instituição viva da BD portuguesa. É verdadeiramente impressionante (pelo menos para mim) a sua vitalidade e capacidade de trabalho, aliado ao facto, de forma geral, ser o autor e desenhador dos seus trabalhos. Tudo isto faz com que seja o autor português com maior número de álbuns produzidos. Aprecio sobretudo na sua obra o facto de estar associada a temáticas histórias, que o torna um narrador dos nossos dias da nossa História.
 
À beira de comemorar o seu 91º aniversário, soma mais um álbum na sua já vasta bibliografia. «Ilha Terceira - Açores. O Heroísmo de uma Vitória» é mais um pedaço dessa História.  A editora Âncora tinha a edição programada desde finais do ano passado, mas a pandemia atirou o seu lançamento para agora. O álbum já disponível aqui na loja da editora.
 
A 11 de agosto de 1829 deu-se a “Batalha da Praia”. Liberais, com quartel-general na ilha Terceira, evitam uma invasão absolutista, na baía da Praia, marcando uma viragem na história de Portugal, dando-se os primeiros passos na conquista da liberdade e de mais ampla democracia. A vitória liberal na baía da Praia serviu, entre outras, para que a então Vila da Praia se passasse a designar de Praia da Vitória.
 
Ficha técnica:
Ilha Terceira - Açores. O Heroísmo de uma Vitória
De José Ruy
Capa mole, formato 21x30cm, cores, 32 páginas
ISBN 978-972-780745-1
PVP: € 10,00
Edição ÂNCORA EDITORA
 

Sem comentários: